segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Italianos pelados causam revolta em Barcelona





"Aqui os turistas fazem o que eles querem", disse Vicens Forner Puig, autor da foto (Foto: Vicens Forner Puig/Reprodução/Twitter)
Agência ANSA

Há anos os habitantes de Barcelona reclamam da bagunça que os turistas fazem na cidade, especialmente no bairro de Barceloneta. O estopim para que os residentes do bairro dessem início a protestos foi quando, na última sexta-feira, três italianos foram vistos andando pelados pela região.

Na última semana, centenas de barcelonenses saíram às ruas em diversos pontos da cidade pedindo o fim do que chamaram de "turismo bêbado"; ou seja, barulho até tarde da noite, canto, garrafas quebradas no chão, lixo na praia e agora striptease na rua, onde também é comum ver as meninas andando de biquíni normalmente.

Em Barceloneta, bairro histórico no centro da cidade velha da capital catalã, os efeitos do descaso são ainda mais devastadores, apontam os cidadãos descontentes, por contas "das condições em que são obrigados a viver no verão".

"Aqui os turistas fazem o que eles querem", apontou, em entrevista ao jornal espanhol "El País", o fotógrafo local Vicens Forner - que fez as imagens dos italianos bêbados pelados. De acordo com testemunhos, o trio andou por cerca de três horas sem roupas pelo bairro e até mesmo entrou em uma loja, horrorizando os residentes.

Outro morador disse que isso é resultado do turismo conhecido como "low cost" (barato, em livre tradução do inglês) que, segundo ele, "traz a escória do mundo" para a cidade. Na internet é fácil reservar alojamento por algumas dezenas de euros em locais em ruínas, sem autorização da prefeitura para locação.

Um protesto realizado na última quarta-feira, que contou até com um turista jogando um balde de água nos manifestantes, já teve efeitos. A Prefeitura da cidade ordenou a duplicação do policiamento em Barceloneta e um vereador alertou que a Câmara Municipal lançará uma campanha de "tolerância zero" com aqueles que apresentam comportamentos inconvenientes e com a locação ilegal de casas e quartos. (Ansa Brasil)
Fonte: Opnião sul

Nenhum comentário:

Postar um comentário