É possível correr sobre as baronesas sem correr o risco de afundar no rio (Fotos:Giro/Bruno Aragão)
Por mais paradoxal que possa parecer nessa ocasião de enchente do Rio de Contas, existe um trecho próximo ao perímetro urbano de Ipiaú, onde as pessoas atravessam andando de uma margem à outra. Essa incrível contradição com a impetuosidade da água se verifica na Fazenda Sucuriú, do espólio de Zeca Souza, distante cerca de 8 km à montante da cidade.
Baronesas se estendem de um lado a outro do Rio de Contas.
O fato decorre do acumulo de aguapé (Eichornia crassipes), planta aquática que nesta região é mais conhecida como “baronesa”. O acumulo de baronesas se estende por mais de 400 metros formando um autêntico tapete que pode se tornar um grande problema após a cheia. De acordo com informações da Chesf, a Barragem da Pedra, em Jequié, irá diminuir gradativamente a vazão o que implica que dentro de algumas semanas o Rio de Contas voltará ao seu leito normal.
Baronesas estão localizadas na área do espólio de Zeca Souza.
O tapete de baronesas na Fazenda Sucuriú, se não for removido tende a se converter em um barramento do fluxo normal da água, o que ainda não aconteceu devido a força da enchente que flui por baixo das plantas.(Giro/José Américo Castro).
Nenhum comentário:
Postar um comentário