quarta-feira, 24 de abril de 2013

Petrobras nega falta de ações na Ilha de Bom Jesus dos Passos

 

               
 
 
 
Após denúncias dos pescadores das Ilhas de Bom Jesus dos Passos e dos Frades de que a construção do Terminal de Regaseificação de Gás Natural Liquefeito da Bahia na Ponta de Nossa Senhora, pela Petrobras, estaria causando grandes impactos ambientais e dificultando a atividade pesqueira na região, a estatal garante que ações de sustentabilidade e requalificação, bem como melhorias na região estão sendo implantadas.

Em nota enviada ao Bocão News, a empresa informa que vem estabelecendo reuniões quinzenais com as colônias de pescadores dos municípios de Salvador, São Francisco do Conde, Itaparica, Salinas da Margarida, Camaçari, Madre de Deus, Candeias e São Sebastião do Passé. A segurança do tráfego já foram identificadas e resolvidas.

Em relação à requalificação e melhorias na região, a Petrobras também garante que programas estão em andamento, como o Mova Brasil, para alfabetização de jovens e adultos. Também promove projetos de capacitação profissional da comunidade local, incluindo os pescadores e suas famílias, com cursos de lixador industrial, caldeireiro, montador de andaimes e eletricista, entre outros. Afirma ainda que outras contrapartidas estão sendo negociadas nas reuniões periódicas.

Mas não foi isso que o presidente da Colônia Z3 de Bom Jesus dos Passos, Antônio Jorge Teixeira, afirmou na última sexta-feira (19). De acordo com ele, as ações apresentadas pela estatal não atendem às demandas dos pescadores e marisqueiras. São elas: a regularização das embarcações junto à Capitania dos Portos, combustível para que possam pescar em outras localidades, e dois salários mínimos para cada tripulantes das embarcações. “Eles estão destruindo as nossas vidas e não dão nenhuma solução. Não somos contra ao empreendimento, mas precisamos que ações sejam implantadas para nos deixar um legado”.


Terminal de Regaseificação

O TRBA é uma obra do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do governo federal, e segundo a Petrobras está gerando 3.4 mil empregos diretos na região e permitirá injetar gás natural na malha de gasodutos brasileira, incluindo a da Bahia. O terminal ampliará a segurança energética do país e do estado que deverá gerar mais gás para a produção de energia e para a
 
Fonte: Bocão news
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário