quinta-feira, 18 de junho de 2015

Russos pedem investigação sobre desembarque de americanos na Lua



A relação cada vez mais tensa entre os Estados Unidos e a Rússia pode estar prestes a enfrentar um novo desafio: a investigação russa sobre os pousos dos americanos na Lua entre 1969 e 1972. Em um artigo de opinião publicado pelo jornal russo “Izvestia”, Vladimir Markin, porta-voz do Comitê Investigativo oficial do governo, argumentou que tal investigação poderia revelar novos insights sobre as históricas viagens espaciais. A informação foi publicada no site ‘O Globo’, nesta quinta-feira (18).
De acordo com uma tradução feita pelo “Moscow Times”, Markin apoiaria um inquérito sobre o desaparecimento de imagens originais do primeiro pouso na Lua em 1969 e o paradeiro da rocha lunar, que foi trazida para a Terra durante várias missões.
“Nós não estamos afirmando que eles não voaram [para a lua], e que simplesmente fizeram um filme sobre. Mas todos esses artefatos científicos – ou talvez culturais – são parte do legado da humanidade, e seu desaparecimento sem deixar vestígios é a nossa perda comum. Uma investigação vai revelar o que aconteceu”, escreveu Markin, de acordo com a tradução “Moscow Times”.
De acordo com o site “The Independent”, é improvável que o artigo vá levantar preocupações entre os funcionários da Nasa. Em 2009, a própria Nasa admitiu que tinha apagado as gravações de vídeo originais do primeiro desembarque à Lua, entre 200 mil outras fitas, a fim de economizar dinheiro, segundo a ‘Reuters’. No entanto, a agência desde então restaurou cópias do desembarque, usando gravações de outras fontes, tais como a “CBS News”. A organização diz que devido aos esforços de restauração, a qualidade das gravações é superior a original que desapareceu.

Deixe o seu comentário no CNA

Fonte: O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário