Reajuste será de 11,43% e o consumidor só irá perceber na fatura de maio
As novas tarifas da conta de energia devem entrar em rigor a partir desta quarta-feira (22). O reajuste de 11,43% foi definido pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica). De acordo com a Coelba (Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia), apesar do reajuste neste mês, o consumidor só irá perceber essa variação a partir da fatura de maio. Os clientes atendidos em Baixa Tensão, que representam 99% dos consumidores da empresa e incluem os clientes residenciais, terão um aumento médio de 10,45%. Já os consumidores Industriais e Comerciais de médio e grande porte, atendidos em Alta Tensão, terão reajuste de 13,34%, em média.
Os reajustes tarifários anuais estão previstos no contrato de concordância das distribuidoras, e são mecanismos de correção monetária e também de ajuste dos custos fora do controle das concessionárias, que são os custos não gerenciáveis. Esta parcela é composta pela compra da energia para entrega ao consumidor, custos de transmissão e encargos setoriais. Além dos Encargos Setoriais e dos custos com a geração e transmissão de energia, são cobrados na conta de luz os tributos (ICMS, PIS e COFINS) e as Bandeiras Tarifárias.
Conforme definido pela administração municipal, também é cobrada na conta de energia a CIP (Contribuição de Iluminação Pública), tributo repassado pela Coelba diretamente para as prefeituras municipais, que são as responsáveis pelos serviços de projeto, implantação, expansão, operação e manutenção das instalações de iluminação pública. R7
Nenhum comentário:
Postar um comentário