O Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, em Itabuna, necessita urgentemente de doadores de sangue. Uma das principais unidades hospitalares do sul da Bahia, o hospital atende pacientes de 169 municípios. Segundo Karla Macedo, presidente da Fundação de Atenção à Saúde de Itabuna (FASI), mantenedora do hospital, há uma necessidade de 15 bolsas, por dia.
A enfermeira hemoterapeuta Michele Menezes, que atua no Banco de Sangue de Itabuna, explica que, assim como é possível direcionar uma doação de sangue para um determinado paciente, também é possível que a doação seja para uma instituição específica. Basta que, no ato de inscrição, o doador indique o Hospital de Base como destinatário da doação ou qualquer outra instituição que seja do seu interesse.
“Somente o Hospital de Base precisa de mais ou menos 15 a 20 bolsas por dia e o Banco de Sangue atende não só Itabuna, mas instituições hospitalares e centros de saúde de outros 115 municípios. A gente precisa de uma quantidade entre 70 e 80 doadores por dia. A gente não está tendo nem 20. Por mês, estamos falando em 1200 coletas, e infelizmente o que estamos tendo não chega nem perto disso”, explicou Menezes.
Sensibilizados com a situação crítica, agentes que integram o Programa Municipal de Combate às Endemias abraçaram a causa e doaram sangue na última quarta-feira (18).
QUEM PODE DOAR – E COMO DOAR
Para doar sangue para o Hospital de Base, o interessado deverá dirigir-se ao Banco de Sangue de Itabuna, localizado na Rua Antônio Muniz, 200 – Bairro Pontalzinho, na Santa Casa de Misericórdia de Itabuna.
O doador deve apresentar boas condições de saúde, ter idade entre 16 e 69 anos, 50 quilos ou mais, estar alimentado (mas deve evitar refeição gordurosa) e portar documento oficial com foto, a exemplo de carteiras de Identidade, de motorista ou de Trabalho.
O telefone para mais informações é o 73 3214.9126. O Banco de Sangue de Itabuna atende diariamente de segunda à sexta, das 7h às 17h. Não fecha para almoço. Aos sábados, as doações podem ser feitas das 7h às 12h.
Fonte: pimenta na moqueca
Nenhum comentário:
Postar um comentário