domingo, 18 de novembro de 2012

Cooperativa Central de Laticínios da Bahia está em estado terminal





A Cooperativa Central de Laticínios da Bahia (CCLB), da marca Catui, situada na estrada entre Feira de Santana e São Gonçalo (CIS TOMBA), encontra-se em situação lastimável. A CCLB foi uma importante Cooperativa que se comportou como uma importante reguladora do preço de leite no estado da Bahia. A Empresa que já chegou a empregar mais de 500 trabalhos diretos e quase 5000 indiretos, atualmente está em estado terminal. No último dia 31 de outubro, sua energia elétrica foi cortada e os quase 100 trabalhadores que ainda restam, estão há mais de um ano com seus salários atrasados, segundo informações do site na luta e na labuta.
De acordo com a publicação, além dos atrasos de salários, a Cooperativa ainda não deposita os valores do FGTS e nem repassa o INSS dos seus empregados há mais de 10 anos. O Sindalimentação-Bahia (Sindicato dos Trabalhadores nas Industrias de Alimentação e Afins do Estado da Bahia), Sindicato de Classe, durante muitos anos vêem realizando esforços para manter a atividade econômica funcionando e lutando pela garantia de emprego de seus trabalhadores.
A matéria do site na luta e na labuta, explica que o Sindicato já notificou o INSS, a Caixa Econômica, o Ministério Público e entrou na Justiça do Trabalho para que os trabalhadores não fiquem no prejuízo. Segundo a publicação já houveram diversas audiências mas nenhum acordo foi cumprido por parte da empresa. A situação na CCLB é caótica. O site explica ainda que trabalhadores tem entre 15 a 20 anos de trabalho e com suas idades avançadas fica quase impossível serem absorvidos pelo mercado de trabalho. Com isso, o Estado da Bahia terá mais um impacto econômico-social se a situação não for resolvida imediatamente.
Agora os trabalhadores querem saber se as autoridades competentes vão ajudar a buscar uma alternativa para essa fábrica, que atende a um dos importantes produtos da agricultura familiar, não feche suas portas.
Fonte: Bocão News

Nenhum comentário:

Postar um comentário