domingo, 30 de dezembro de 2012

Secretário declara que número de notificações não significa que os casos de Dengue são confirmados



 
A respeito de Uberaba ter um número considerável de casos de Dengue, segundo levantamento apresentado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES/MG), o secretário municipal de Saúde, Valdemar Hial, declarou que o volume de notificações apresentado não quer dizer que são casos de Dengue confirmados. “É importante destacar que, desse montante de 3.827 casos de Dengue notificados, foram descartados 1.479, confirmados 2.383 e estamos aguardando o resultado de 223. Ou seja, o número de casos confirmados é bem abaixo do que foi notificado”, destacou.
Ainda de acordo com Hial, isso significa que a SMS tomou todo o cuidado clinicamente para fazer a notificação, uma vez que, tendo a suspeita, eles puderam partir para o diagnóstico laboratorial. “Nós notificamos esse volume de casos de Dengue porque foi feita uma busca ativa. Estou com a consciência muito tranquila em relação à quantidade de notificações em Uberaba. Sei que não adianta esconder ou camuflar os números, porque o Liraa serve de parâmetro para o poder público desenvolver suas ações de combate ao mosquito. Até mesmo porque isso pode causar problemas epidemiológicos e afetar o contole da Dengue”, observou.
Hial ressaltou que, a partir do momento em que se tem uma notificação bem feita, é possível saber exatamente como está a situação no município. “Apesar desse volume de notificações, o índice de infestação em Uberaba é de 1,4%, que é considerado baixo. Porém, alguns bairros, como o Centro e o Abadia, precisam ter mais cuidado e responsabilidade, porque foi onde foram encontrados os maiores focos do mosquito, em vasos de plantas, vasilhas de animais e calhas. Isso é uma coisa séria e, se a população não cooperar com o poder público, nós vamos ter ainda mais casos notificados”, acrescentou.

Casos de óbito - Em termos de óbito em 2012, Hial garantiu que foram registrados um ou dois casos, o que significa que as ações desenvolvidas no município têm sido eficazes, pois evitaram problemas mais graves. No entanto, fez o alerta de que as autoridades de todo o Estado estão muito preocupadas com o tipo IV da Dengue, que poder surgir no ano que vem, por isso, os futuros gestores deverão ter atenção redobrada para que não haja uma epidemia. “O trabalho de rotina não para na Zoonoses, tanto é que, além da equipe, nós temos quatro caminhões de fumacê na cidade e vamos tentar implantar mais dois, exatamente para tentar diminuir os casos de suspeita de Dengue, pois, não somente o Estado de Minas Gerais, mas o Brasil vive em estado de alerta”, concluiu. (LR)

Fonte: Jornal de Uberaba

Nenhum comentário:

Postar um comentário