quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Paralisação de vigilantes mantém bancos fechados





Agências bancárias em Salvador entram em seu terceiro dia consecutivo sem atendimento ao público. De acordo com José Boaventura, presidente do Sindicato dos Vigilantes (Sindvigilantes), a paralisação deflagrada pela categoria,
 iniciada na última terça-feira (26), ganhou força e nesta quinta (28) a previsão é de que a maioria dos bancos de Salvador não abra.

Os trabalhadores da categoria afirmam que a reivindicação é para que as empresas cumpram a Lei 12.740/2012, que obriga a pagar 30% da taxa de periculosidade da profissão. Os profissionais do interior do Estado também aderiram a paralisação que não tem data para terminar.

De acordo com Euclides Fagundes, presidente do Sindicato dos Bancários da Bahia, não existe um levantamento de quantos bancos tiveram o expediente afetado em Salvador por causa da mobilização dos vigilantes. A entidade ressaltou que a lei 7.102/83, que rege a segurança bancária, estabelece que as agências só podem abrir com a presença de, no mínimo, dois vigilantes.

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) emitiu nota sobre a paralisação: “A FEBRABAN é uma entidade sem fins lucrativos que representa o setor bancário e tem como braço sindical a FENABAN, que somente negocia questões trabalhistas do setor bancário, dos bancários. Os vigilantes são empregados de empresas de vigilância e segurança e não dos bancos. Portanto, não cabe à FEBRABAN se manifestar sobre questões trabalhistas dos vigilantes. Os sindicatos das empresas de vigilância e segurança é que autorizados a se manifestar sobre o movimento dos vigilantes.”

O que fazer com bancos fechados

Pagamentos - Podem ser realizados em caixas eletrônicos, banco 24 horas, internet, aplicativo de celular, central de atendimento e débito automático;

Saques - Os clientes podem usar os caixas eletrônicos, que funcionam normalmente;
Depósitos - Podem ser feitos em caixas eletrônicos;

Transferências - Podem ser realizadas em caixas eletrônicos, banco 24 horas, internet, aplicativo de celular e central de atendimento;

Recebimento de benefícios  - Podem ser retirados em caixas eletrônicos.

Fonte: Bocão News

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