Prefeito de Itabuna numa canoa conferiu de perto a situação do nível da água(Foto:Divulgação)
A Prefeitura de Itabuna decretou na última terça-feira (2) estado de emergência, após mais de 120 dias de estiagem, principalmente nas nascentes dos rios Almada, Cachoeira e Colônia. Com a medida, a prefeitura pretende minimizar os estragos causados pela falta de chuvas e possibilitar ao município apoio junto aos Governos estadual e federal. O Decreto de Situação de Emergência tem validade de 180 dias e autoriza as autoridades administrativas e agentes da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (COMDEC) a buscar em propriedades privadas urbanas e rurais a captação de água para distribuir à população. Além disso, a prefeitura pode utilizar de equipamentos particulares para atendimento ao abastecimento de água às instituições e centros de saúde. Em nota, o prefeito Claudevane Leite informou que a estiagem vem provocando danos que influenciam diretamente a coleta, o tratamento e a distribuição de água potável para a população. “Sem falar no comprometimento da normalidade do funcionamento de diversos equipamentos e estabelecimentos públicos que prestam serviços essenciais como hospitais, escolas, creches e clínicas médicas.” Segundo o prefeito, foram adotadas todas as medidas possíveis para manter o funcionamento dos serviços essenciais, como creches, escolas, unidades de saúde e abastecimento de água para a população. O decreto vai possibilitar mais rapidez na chegada de ajuda do Estado e da União para custear alguns serviços essenciais. *Correio24h
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