Rede Globo conquistou o Emmy Internacional por dez vezes.
Neste ano, concorreu com cinco indicações em quatro categorias.
A Rede Globo foi premiada em duas categorias do Emmy Internacional, que é considerado o Oscar da televisão mundial. Os correspondentes Hélter Duarte e Sherman Costa acompanharam a cerimônia, na noite desta segunda-feira (25), em Nova York.
Cinco continentes reunidos numa noite de gala. O talento brasileiro estava lá. E brilhou.
A Globo concorreu ao Emmy Internacional com cinco indicações em quatro categorias. O primeiro prêmio da noite foi para melhor série dramática. ‘O brado retumbante’, a história de um advogado que vira presidente da República da noite para o dia, estava na lista, mas a França levou a estatueta.
O ator Marcos Palmeira estava na disputa pelo prêmio de melhor ator pela série ‘Mandrake’, da HBO e Goritzia Filmes. O britânico Sean Bean foi o escolhido dos jurados.
Para melhor atriz, o páreo foi duríssimo. Fernanda Montenegro enfrentou uma chinesa, uma britânica e uma sueca, todas com uma força dramática impressionante. Mas a noite era dela: Fernanda deu vida a dona Picucha, na comédia ‘Doce de mãe’, uma coprodução com a Casa de Cinema de Porto Alegre.
Agora é hora de comemorar. É o reconhecimento internacional de uma atriz que há décadas emociona o Brasil. Depois de receber o Emmy, Fernanda Montenegro veio à sala de imprensa para a sessão de fotos e também para conversar com jornalistas do mundo inteiro.
Fernanda, que já foi indicada ao Oscar pelo filme ‘Central do Brasil’, recebeu o Emmy Internacional com humildade. "Eu, sinceramente, diante do trabalho dos ‘trailers’ que eu vi das outras atrizes, eu achei que não tinha chance nenhuma. Tanto que eu vim muito tranquila, porque não ia acontecer nada. Agora não, agora eu estou nervosa, ainda mais dando entrevista. Sei lá, falando, ‘falastrando’. Estou feliz", disse a atriz.
O ator Cauã Reymond foi um dos apresentadores.
Na categoria comédia, a Globo concorreu com o seriado ‘Como aproveitar o fim do mundo’, de Fernanda Young e Alexandre Machado. O Reino Unido levou o prêmio.
Quase no fim da noite, emoção em dobro. Das quatro indicadas para melhor telenovela, duas eram da Globo: ‘Avenida Brasil’, que conquistou o público e que já foi vendida para 124 países, um recorde, e ‘Lado a lado’, novela das seis que mostrou o Rio de Janeiro no início do século XX.
A equipe de ‘Lado a lado’ levou para o Brasil o segundo Emmy Internacional da noite.
"A gente gravou essa novela sobre o povo brasileiro, mas, acima de tudo, para o povo brasileiro”, declarou Vinícius Coimbra, diretor de ‘Lado a lado’.
O Emmy Internacional premiou duas gerações de talentos brasileiros: a Fernanda e a Claudia e o João, que ganharam logo na estreia como autores.
"A gente está muito feliz e orgulhoso. Como a gente tem falado, a novela tratou de temas tão importantes para gente que a gente acredita que são importantes para o Brasil também. Ter esse reconhecimento internacional é muito valioso”, afirmou Claudia Lage, autora da novela vencedora.
"Uma coisa que eu acho bacana é que é uma novela que não poderia se passar em nenhum outro país que não no Brasil. É um história 100% brasileira”, destacou João Ximenes Braga, também autor de ‘Lado a lado’.
Fernanda Montenegro dedicou o prêmio aos três netos e lembrou que o filho, Cláudio Torres, ganhou o Emmy no ano passado, por ‘A mulher invisível’. "Eu juro a vocês que eu não combinei nada, não pedimos nada. E aí filhinho e mamãe ganharam”, conta a atriz.
Uma noite que entrou para história.
"É importante lembrar que a Globo foi a emissora que teve o maior número de indicações para finalista do Emmy do que todas as emissoras do mundo e que foi a grande vencedora da noite com a conquista de duas estatuetas. Isso mostra a força e a qualidade da nossa produção, mais uma vez reconhecida internacionalmente, mas mostra também que é importante renovar. E ‘Lado a lado’ é a prova concreta disso, com a primeira novela de João Ximenes e Claudia Lage, que já conquistam o Emmy. E também teve a consagração da nossa grande atriz Fernanda Montenegro, que a cada evento, que a cada trabalho, mostra uma renovação do seu talento genial. Estamos todos de parabéns", elogiou o diretor-geral da Rede Globo, Carlos Henrique Schroder.
A Globo conquistou o Emmy Internacional por dez vezes. Em 1981, foi o musical ‘A arca de Noé’, dirigido por Augusto César Vanucci. No ano seguinte, o especial ‘Morte e Vida Severina’, com direção de Walter Avancini. Em 83, o premiado na categoria direção foi o jornalista Roberto Marinho.
Em 2009, a novela ‘Caminho das Índias’, de Glória Perez e direção-geral de Marcos Schechtman. Em 2011, o Jornal Nacional, pela cobertura da invasão do Complexo do Alemão, no Rio. E, na categoria novela, "Laços de sangue", exibida em Portugal pelo canal SIC. O texto do português Pedro Lopes teve supervisão do brasileiro Aguinaldo Silva.
No ano passado, a nova versão de ‘O astro’, de Janete Clair, com direção-geral de Mauro Mendonça Filho, e a comédia ‘A mulher invisível’, uma coprodução com a Conspiração Filmes dirigida por Claudio Torres.
Fonte: Jornal nacional
Nenhum comentário:
Postar um comentário