terça-feira, 23 de julho de 2013

Artistas lamentam morte do sanfoneiro Dominguinhos

 

Para parceiros musicais do cantor, nação nordestina ficou carente.
Músico deixa importante legado para a cultura brasileira.

 
dominguinhos (Foto: Reprodução)Dominguinhos faleceu nesta terça (23), em São Paulo
(Foto: Reprodução)
Artistas lamentaram o falecimento do músico Dominguinhos, que morreu nesta terça-feira (23), aos 72 anos, no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Ele lutava havia seis anos contra um câncer de pulmão. De acordo com o hospital, o músico morreu às 18h em decorrência de complicações infecciosas e cardíacas.

Autêntico representante do forró de Dominguinhos em Pernambuco, o sanfoneiro Cezzinha disse ao G1 que está abalado com a morte do mestre. “Deus faz sempre o melhor. Eu estou abalado com a morte, mas feliz porque ele estava sofrendo muito. Dominguinhos era a prova viva de uma arte forte, que eu sempre respeitei e vou continuar mostrando. Ele dedicou toda a sua vida a ajudar às pessoas, e foi tudo em minha vida. Toquei a primeira vez com ele no meu aniversário de 14 anos e nunca mais nos separamos”, disse. O artista participou dos dois DVDs gravados por Dominguinhos.
Pelo sua conta oficial no Twitter, a cantora paraibana Elba Ramalho também lamentou. "Lá se vai o meu amor, deixando uma grande saudade...Dominguinhos, eterno amor, amizade sincera". Flora Gil, mulher do cantor Gilberto Gil, também se despediu do sanfoneiro. "E mais um link da gravação de Gilberto Gil e o nosso querido e eterno Dominguinhos", citando um trecho da gravação do DVD "Fé na Festa", do baiano.
Através de seu perfil no Instagram, a dupla Zezé Di Camargo e Luciano expressou sua saudade. "Adeus mestre Dominguinhos!!! Nosso respeito e admiração a esse homem que encantou o Brasil com sua humildade e seu talento!". No Facebook, foi a vez da banda Calypso, de Joelma e Chimbinha, comentar a morte do pernambucano. "Hoje o céu está em festa ao som da sanfona de Dominguinhos, grande mestre! Nosso respeito e admiração a esse ser humano que encantou nosso país com seu talento, humildade e música".
O músico Oswaldinho do Acordeon, com quem Dominguinhos fez parceira no Projeto Asa Branca, disse que perdeu um irmão. “Tínhamos um vínculo muito grande. Agora só ficou a saudade. Ele era um exemplo de humildade sem tamanho. Ele tinha o dom de tocar bem e ter o pé no chão”.
O cantor e compositor Nando Cordel considera Dominguinhos seu pai musical. Foram 30 anos de parceria, que rendeu centenas de composições, entre os sucessos “De volta para o meu aconchego” e “Gostoso demais”. “Eu o conheci quando batalhando em São Paulo fui mostrar uma música à esposa dele, que era cantora. Ela que sugeriu a parceria, e acabamos compondo naquele dia ‘Olha, isso aqui tá muito bom’. Foi daí que eu comecei minha carreira musical. Ele é um dos mais importantes instrumentistas

O cantor Santanna gravou ano passado a música "Sanfona Branca", de Benito Di Paula, ao lado de Dominguinhos, numa homenagem a Luiz Gonzaga. O trabalho está no disco "Xoteamar". Para o artista, a "nação nordestina" agora está carente. "Ele é considerado o maior sanfoneiro do mundo, e deixa a nação nordestina carente com essa partida. O mais importante é saber que ele deixa um grande legado na música, pois era um gênio na sanfona, explosivamente criativo, e tinha uma maneira de ser generosa, humilde e genial. Espero que geração de seguidores que ele deixou leve à sério o legado", comentou.

O acordeonista Renato Borghetti, que faz show esta noite em Porto Alegre (RS), também lamentou a morte do cantor. Ele toca com o violonista Yamandu Costa, com quem Dominguinhos lançou o último disco, em 2010. “É uma notícia muito triste. Falávamos dele antes da apresentação e, infelizmente, chegou essa informação. Não esqueço do que ele dizia, que era melhor uma nota bem colocada em vez de dez notas rápidas”, lembrou, acrescentando que vai fazer uma homenagem ao artista durante o show.
A filha de Dominguinhos, a cantora Liv Moraes, disse que não vai falar com a imprensa neste momento e viaja ainda hoje para São Paulo. Ela estava no Recife para participar de um show marcado para quinta (25) em homenagem ao pai. A produção informou que o evento está confirmado e parte da renda arrecadada será enviada à família para ajudar nas despesas com velório e enterro.

Fonte: G 1

Nenhum comentário:

Postar um comentário