segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Salvador dobra receita com patrocínio no Carnaval



Inspirada em modelo usado pela Fifa, a Prefeitura de Salvador irá dobrar a arrecadação com patrocínio do Carnaval, festa que atrai 500 mil turistas e movimenta R$ 1,3 bilhão na economia local. Neste ano, a capital baiana recebeu R$ 14,7 milhões em patrocínios para a festa. Em 2014, chegará a no mínimo R$ 35 milhões, com cinco patrocinadores: Itaú, Petrobras, governo da Bahia, grupo Petrópolis e Brasil Kirin.
O salto na captação permitirá, pela primeira vez, cobrir com patrocínio todos os custos da festa. Serão R$ 28 milhões líquidos -já descontados os 20% da empresa responsável pela captação e custos semelhantes. A negociação com as cervejarias, que prevê exclusividade de venda dos produtos nos principais circuitos do Carnaval, foi essencial. O formato, contudo, é criticado por juristas por restringir o livre-comércio, já que a festa ocorre em via pública.
“Isso é privatizar o espaço público. Criar uma área onde se obrigue a vender determinado tipo de cerveja é violar os princípios do livre-comércio”, afirma o advogado Celso Castro, professor da Universidade Federal da Bahia. Segundo a prefeitura, a medida é válida para bares instalados no circuito e para os cerca de 3.500 ambulantes inscritos. Nos blocos, camarotes e bares já existentes, não haverá restrição à marca. No modelo atual, não há restrição à venda de produtos -e a única contrapartida oferecida ao patrocinador é a exibição das marcas.
Fonte: Folha

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