terça-feira, 30 de junho de 2015

EM CRISE: GRÉCIA FECHA BANCOS POR SEIS DIAS E LIMITA SAQUES PARA EVITAR RETIRADA EM MASSA







Gregos ficarão seis dias podendo sacar no máximo 60 euros por dia. Um comitê vai avaliar situações de emergência


A crise econômica que a Grécia enfrenta há cinco anos chegou a seu momento mais dramático nesta segunda-feira (29). O governo decidiu, após oito horas de reuniões, manter o feriado bancário por seis dias úteis. Restrições também serão impostas a caixas eletrônicos, que tiveram longas filas no fim de semana.

A decisão tem como objetivo evitar uma corrida aos bancos para retirada em massa de dinheiro diante da incerteza dos gregos com a situação financeira do país. Os seis dias garantem o tempo necessário até o referendo agendado para 5 de julho em que a população vai dizer se aceita ou não as condições dos credores internacionais para um acordo com Atenas.

O programa de resgate para a Grécia expira na terça-feira (30), quando o país terá de pagar US$ 1,6 bilhão a um dos principais credores, o Fundo Monetário Internacional (FMI). O governo de Atenas pediu uma extensão do prazo para que tivessem tempo hábil de fazer o referendo.

O Banco Central Europeu anunciou no domingo (28) que vai manter os empréstimos de emergência aos bancos gregos nos atuais níveis, enquanto o banco nacional grego se comprometeu a adotar todas as medidas necessárias para garantir a segurança financeira.(mais…)




Fonte: Una news

Nenhum comentário:

Postar um comentário