O papa Francisco disse ao governo boliviano que gostaria de mascar folhas de coca quando visitar o país andino no próximo mês, disse um ministro boliviano na TV e rádio estatais neste domingo (28).
Situada a cerca de 3.650 metros acima do nível do mar, La Paz é uma das mais altas capitais do mundo e durante séculos a população local mastigou folhas de coca para diminuir os efeitos da altitude.
Embora seja ingrediente chave da cocaína, a folha não processada tem uso legal e ainda é amplamente mascada na Bolívia e em outros países andinos. Muitos povos indígenas, incluindo o presidente da Bolívia, Evo Morales, defendem seu uso, considerando-a uma planta sagrada.
“Oferecemos (ao Papa) chá de coca ou algo assim para a altitude”, afirmou o ministro da Cultura, Marko Machicao, em uma entrevista. “Ele pediu especificamente que quer mascar coca, por isso vamos estar à espera do Santo Padre com a folha sagrada de coca”, acrescentou.
O Vaticano não estava imediatamente disponível para comentar o assunto neste domingo. Em sua segunda visita oficial à América Latina desde a sua eleição em 2013, o papa argentino vai ao Equador, Bolívia e Paraguai entre os dias 6 e 12 de julho. (A Tarde)
Nenhum comentário:
Postar um comentário