segunda-feira, 20 de agosto de 2012

A mina sul-Africano reabre dia após a morte de 34 trabalhadores


A mina sul-Africano reabre dia após a morte de 34 trabalhadores
Cerca de 3.000 escavadeiras e assistentes entraram em greve em 10 de agosto.


Por Nkepile Mabuse e Eastwood Victoria
Rustenburg, África do Sul (CNN) - A greve terminou e uma das maiores minas de platina retomou as operações, o seu dono na segunda-feira depois de confrontos na semana passada, que deixou 34 trabalhadores mortos .
Mas os níveis de produção são "insignificantes", disse o vice-presidente executivo da Lonmin, Mark Munroe, durante uma conferência de imprensa.

"Nós não estamos produzindo mineral", disse, reconhecendo que a empresa não vai atingir a produção necessária para o resto do ano.

Na segunda-feira, a atmosfera na mina era "estável, mas tensa", segundo a polícia, após a greve salário que terminou em violência.
Cerca de 3.000 escavadeiras e assistentes entraram em greve em 10 de agosto. Os mineiros, que ganham entre 300 e 500 dólares por mês, queria um aumento para US $ 1.500 por mês.
Lonmin, o operador da mina de platina terceira maior, se recusou a levantar-se e descreveu a greve como ilegal.
Quase um terço dos trabalhadores na mina voltou a trabalhar na segunda-feira, depois de a empresa impôs um ultimato.
Munroe, o executivo da empresa disse Lonmin acredita que a maioria dos trabalhadores que vieram para trabalhar não se intimidaram, e sua ausência não é porque eles estavam em greve.
A empresa retirou sua ameaça de demitir trabalhadores para não ir trabalhar na segunda-feira, disse, após reunião com representantes do sindicato, mas deu aos trabalhadores um dia extra para voltar ao trabalho.
Na segunda-feira, um executivo do sindicato Solidariedade atribuiu a violência na semana passada para "oportunistas", que aproveitaram a greve.
"O comportamento violento dos manifestantes, os assassinatos brutais de inocentes eo uso de armas tradicionais e feiticeiros de assassinato sugere uma motivação política e uma posição oportunista, em vez de uma tentativa de negociar uma solução", disse Gideon du Plessis, vice- Solidariedade.
Os grevistas pertencem a outro sindicato convocou AMCU.
Lonmin disse no domingo que ele disse aos grevistas que "o relatório da polícia para trabalhar como seguro" esta manhã, segunda-feira e ordenou que os grevistas a voltar ao trabalho ou enfrentar a demissão.
Fonte: CNN

Nenhum comentário:

Postar um comentário