quinta-feira, 23 de agosto de 2012

As três razões que levam uma pessoa a pensar em suicídio


As três razões que levam uma pessoa a pensar em suicídio
Tony Scott morreu aos 68 anos em um aparente suicídio.


Por Charles Raison
Nota do Editor: Charles Raison médico, especialista em saúde mental, é professor adjunto de psiquiatria da Universidade do Arizona, em Tucson.
(CNN) - Eu estava muito chocado quando soube que o famoso diretor Tony Scott aparentemente cometeu suicídio saltando do Vincent Thomas Bridge, em San Pedro, Califórnia. E não porque eu sabia que Scott e certamente não porque é raro que as pessoas parecem "ter tudo", tomar as suas vidas.
Não, eu fiquei impressionado porque eu sei que ponte.

Durante vários anos, eu trabalhava como psiquiatra em Los Angeles e deu psicoterapia para uma mulher dirigindo na ponte todos os dias. A ponte se tornou quase uma terceira pessoa em nosso trabalho em conjunto, como ela falou sobre ele constantemente.

Todas as manhãs e à noite ela enfrentou enorme ansiedade ao se aproximar deste ponto, e eu pensei em parar e jogar da ponte. Com apenas um olhar para a ponte, ele sentiu toda a sua dor e desespero se intensificou e passou a representar tudo o que estava errado em sua vida.
Por outro lado, é uma bela estrutura, visto do lado industrial e ela parecia muito bonito, porque era sempre lá, esperando em silêncio, sempre oferecendo um caminho mais fácil. Quando as coisas estavam muito ruim, desviou 32 milhas fora de seu caminho apenas para evitar que a ponte eo terrível tentação de pular ou bater seu carro para o lado.
Felizmente meu paciente se esquivou o destino de Scott. Ele veio para assimilar uma história de abuso e depressão cessou. Ele se casou e se mudou para Los Angeles. Também eu me mudei, mas há alguns anos voltei a área de San Pedro para dar uma palestra e eu cruzei a ponte sentindo uma mistura de alívio e ansiedade.
Muitos comentários na CNN são parentes de pessoas que se mataram. Alguns defendem a decisão de seus entes queridos e outros dizem que é o último ato de egoísmo. Embora eu passei minha vida lutando contra o suicídio, eu concordo com os dois pontos de vista.
As razões para o suicídio
As pessoas fazem tentativas de suicídio por todos os tipos de razões. Às vezes, as pessoas querem morrer ou quer morrer metade.
Mas, na minha experiência, muitas vezes, as tentativas de suicídio são um grito de socorro, ou uma forma de punir as pessoas que estão chateados ou uma maneira de tentar controlar a situação. Conheço várias pessoas que conseguiram manter o seu parceiro e deixá-los manter, pelo menos por um tempo, para fazer um gesto de suicídio.
Em contraste, as pessoas só se matar por três razões.
Às vezes as pessoas cometem suicídio devido ao enfrentar uma doença incurável que promete a eles apenas um futuro a curto cheio de dor. Apesar de muitos especialistas em saúde mental fortemente discordar de mim, eu vi suicídios justificadas neste sentido. Por exemplo, eu conheci um homem velho, em meio câncer produto físico dor excruciante inoperável, decidiu cometer suicídio quando foi dada uma expectativa de vida de 2 a 3 meses.
Às vezes as pessoas cometem suicídio porque eles estão em um episódio psicótico e acredito que eles devem morrer por alguma razão que não faz sentido para mais ninguém. Uma vez eu tive um paciente que fez uma tentativa de suicídio grave, porque ele acreditava que, se ele morresse, os investigadores privados misteriosos que estavam seguindo ela deixar sua família em paz. Esses suicídios são desanimadores, porque eles são inúteis e muitas vezes pode ser evitado com o tratamento adequado.
A grande maioria das pessoas que optam por remover os métodos que estão quase garantidos para alcançar o sucesso, como atirar uma arma para a cabeça ou lançar uma ponte muito alta, faça isso, porque eles estão perdendo a batalha contra a depressão severa. Aqui estão mais suicídios e ferir e nos assombrar para muitos é o mais trágico.
Eu odeio o suicídio. Tendências suicidas estão presentes em muitas famílias que já conheci, e eu conheço muitas pessoas que tomaram a vida daqueles que poderiam facilmente enumerar.
Ele era um garoto tímido que se matou na escola, o jovem punk que bateu seu carro em uma curva particularmente perigoso, o homem de família maravilhosa e batalhadora, e vários pacientes-leis.
E esses são apenas os casos em minha vida pessoal. Como qualquer psiquiatra que tem de lidar com as pessoas com doença mental grave, a minha vida está cheia de memórias de pessoas que saltaram de edifícios altos, enforcou-se em armários escuros ou abriu a garganta com uma faca em um jardim.
Mas tanto quanto eu odeio o suicídio, então eu entendo. Um comentário repetido em relação à morte de Scott é que você não pode realmente entender o que leva alguém a cometer suicídio, a menos que sua vida tem sido abalada por uma grave depressão.
Eu concordo.
A depressão é, provavelmente, a dor mais insuportável um ser humano pode durar por um longo período. Muitas pessoas morreram de câncer de ter escrito eloquentemente sobre como a dor insuportável de seus tumores pouco em comparação com a dor que lhe causou depressão.
Com qualquer outro tipo de dor, a maioria das pessoas pode manter um senso de separação entre eles e a dor que sentem. Por mais horrível que seja, a dor é na perna, braço, cabeça ou estômago. Mas ainda há um "eles" que é separado do que o sentimento de miséria.
A depressão é diferente. Porque é essencialmente um distúrbio da percepção, leva a pessoa a ver o mundo como a dor. Você sente dor por dentro, mas também fora dele sente.
Quando uma pessoa está deprimida, o mundo inteiro parece estar perturbado e angustiado, de modo nenhum para onde fugir. E este fato faz idéia de suicídio tão sedutor, como parece oferecer uma opção de fuga.
Há pelo menos duas razões para o suicídio causado por depressão grave é tão horrível e trágica. Primeiro, apesar de nossos tratamentos para a depressão estão longe da perfeição, têm se mostrado eficazes e ajudaram a grande maioria das pessoas deprimidas que se sentem bem o suficiente para esquecer a idéia de suicídio.
E mesmo quando o tratamento não é particularmente eficaz, a depressão muitas vezes produz em seu próprio ritmo. Este não é um cancro incurável que garante uma dor intolerável futuro breve. As pessoas deprimidas se matar por razões que poderiam ter sido resolvidas tinha sofrido um pouco mais.
A outra razão é os castigos terríveis que deixam suas famílias e entes queridos.As crianças sofrem especialmente. Crescer perguntando por que, ou se poderia ter feito alguma coisa, ou se eles devem lutar contra essas mesmas idéias.
Penso nas pessoas que eu conheci que estiveram nesta situação. Mais de uma vez eu me senti culpado de pacientes para prevenir suicídio se matam em nome do bem-estar de seus filhos, e têm feito isso com a consciência limpa.
Que nunca sabe por que Scott aparentemente cometeu suicídio, mas podemos ter certeza de que sua família e amigos serão necessários muitos anos perguntando o que poderia ter sido feito para protegê-lo. Isto é parte do legado deixado pelo doloroso suicídio.
Na verdade, mesmo que por psiquiatras pode ser difícil de prever quando alguém está em alto risco de suicídio. Em parte devido ao fato de que muitas pessoas que realmente querem se matar não dizer e apenas fazê-lo. Também porque o suicídio é muitas vezes um ato impulsivo causada por um aumento acentuado e imprevisível na ansiedade e desespero que não se pode prever com antecedência. 

Para as famílias e amigos que estão preocupados com o suicídio de potencial de um de seus entes queridos, há algumas dicas.
Primeiro: Os homens mais velhos são muito mais propensos do que as outras pessoas a cometer suicídio.
Segundo: As pessoas que cometem suicídio muitas vezes notificar o seu desejo de alguém. Qualquer informação suspeito deve ser tomada com toda a seriedade e deve procurar manter a pessoa segura, além de dar o tratamento imediatamente.
Terceiro, mesmo contra a vontade da pessoa, qualquer objeto que possa ser usado para cumprir a sua meta de suicídio deve ser removido. As armas de fogo deve ser removido a partir da sua casa e tomar drogas controladas em outro lugar.
Quarta: Estudos nos últimos 20 anos sugerem que a ansiedade insuportável, é o maior risco no curto prazo, que tentam o suicídio as pessoas deprimidas. Se um ente querido com depressão começar a fazer coisas que sugerem que está sendo consumido pelo pânico, terror ou medo (como andar de um lugar para outro), o risco de suicídio é acionado.
Finalmente, é verdade que falar sobre suicídio aumenta a probabilidade de ocorrência. De fato, estudos sugerem o contrário.
Então, se o seu é um ente querido está lutando contra a depressão ea vontade de viver, uma das melhores coisas que você pode fazer além de dar cuidados de saúde imediatos, é para ficar em contato constante e agir imediatamente se você observar o seu desejo morte se intensifica
Fonte: CNN

Nenhum comentário:

Postar um comentário