domingo, 12 de agosto de 2012

Brasil perde final antológica e repete Pequim no vôlei





LONDRES, 12 Ago 2012 (AFP) -A seleção brasileira de vôlei masculino sofreu uma grande frustração neste domingo, ao perder de virada para a Rússia na final dos Jogos Olímpicos de Londres, depois de ter vencido os dois primeiros sets e de ter desperdiçado dois pontos da medalha de ouro.

A partida foi emocionante e teve parciais de 19-25, 20-25, 29-27, 25-22 e 15-9.

Os maiores pontuadores da partida foram o russo Muserskiy, que fez 31 pontos fundamentais para a vitória, e Wallace, para o Brasil, com 27.

Com o resultado, o vôlei de quadra brasileiro encerra esta edição com o mesmo desempenho de Pequim-2008, com o ouro no feminino e a prata para os homens.

A seleção masculina perdeu a oportunidade de conquistar o tricampeonato, já que não repetiu os ouros de Barcelona-1992 e Atenas-2004.

Esta foi a quinta medalha do vôlei masculino do Brasil em Olimpíadas, a terceira de prata, depois de Los Angeles-1984 e Pequim-2008

Os comandados do técnico Bernardinho, que chegaram a Londres desacreditados em razão de diversas lesões e do desempenho ruim na última Liga Mundial, fizeram uma boa campanha, sofrendo apenas duas derrotas no torneio, para os Estados Unidos, na fase de grupos, e para a Rússia na final.

Os brasileiros ganharam os dois primeiros sets com facilidade, contando com a grande eficiência no ataque de Murilo e Wallace e com as pancadas de Lucão no saque.

Nesse momento, a arena de Earls Court estava fervendo, com a torcida verde-amarela, certa de que os brasileiros iriam seguir as mulheres e trazer mais um ouro para o país.

No entanto, a terceira parcial foi muito mais parelha e teve um final épico. Os brasileiros chegaram a abrir uma vantagem de três pontos (20 a 17), com um grande ponto no qual o líbero Serginho fez grandes defesas.

A Rússia conseguiu voltar ao marcador, levando o técnico Bernardinho a colocar em quadra o experiente Giba, de 35 anos, que praticamente não tinha jogado nas partidas anteriores.

O Brasil chegou a ter dois 'gold medal points', mas acabou sendo superado por 29 a 27 pelos russos, que sacaram muito bem no fim da parcial.

O quarto set também começou muito equilibrado, sem que uma equipe conseguisse levar vantagem, até que os russos abriram uma diferença de quatro pontos (16 a 12) com dois grandes ataques seguidos de Apalikov, que explorou bem o bloqueio brasileiro.

A partir desse momento, mais confiante, a Rússia passou a mandar no jogo e chegou a liderar por 22 a 17, mas o Brasil voltou a encostar no marcador com uma grande sequência no saque de Lucão, deixando o placar em 22 a 19, e levantando a torcida verde-amarela.

Mesmo assim, os russos conseguiram fechar a parcial num saque de Murilo que foi direto para fora.

O tie-break começou muito mal para os brasileiros, que concederam os dois primeiros pontos.

Os comandados de Bernardinho cometeram muitos erros seguidos, deixando os russos abrirem uma vantagem de seis pontos (12 a 6), que mantiveram até o fim, fechando em 15 a 9, para o desespero do Brasil.



Fonte: Uol Esporte

Nenhum comentário:

Postar um comentário