sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Campanha de Multivacinação irá atualizar cartão de vacina



Foto: Reprodução Internet
Foto: Reprodução Internet
 No dia 18 de agosto, a Secretaria de Saúde de Ilhéus iniciará a Campanha Nacional de Multivacinação.  O tema desse ano é “Criança sadia anda com o cartão de vacinação em dia!” A mobilização pela multivacinação ocorrerá no período de 18 a 24 de agosto e pretende atualizar a caderneta de vacinação contra diversas doenças, conforme o calendário básico do Ministério. A Campanha é obrigatória para todas as crianças menores de cinco anos.
Nesta campanha, além de atualizar a carteirinha de vacinação, também serão oferecidas duas novas vacinas: a Pentavalente, que substitui a Tetravalente, e em uma só dose passa a reunir a proteção contra cinco doenças: além da difteria, coqueluche, tétano e meningites causadas pelo Haemophilus Influenzae, a Pentavalente passa a imunizar, também, contra a hepatite B. A inclusão da pentavalente no calendário vacinal reduz uma picada nas crianças, diminuindo as idas aos postos de saúde
A outra vacina que será introduzida no calendário vacinal é a VIP (Vacina Inativada Poliomelite), imunização injetável contra a poliomielite. A nova vacina será utilizada no calendário de rotina, em paralelo com a campanha nacional de imunização. Assim, esta nova vacina não invalida a campanha tradicional realizada em duas fases com gotinhas. A VIP só vai ser aplicada nas crianças que ainda não tomaram a versão oral (gotinhas), ou seja, para as crianças que vão começar o calendário vacinal.
Como forma de preparação para esta campanha, o departamento de Atenção Básica estará realizando nos dias 13 e 14 de agosto no auditório da Justiça Federal durante todo o dia uma capacitação para todos os enfermeiros e técnicos vacinadores da rede sobre estas duas novas vacinas: a Pentavalente e a VIP. O dia D de mobilização para a campanha será realizado no dia 18 de agosto, sábado. Os pais poderão comparecer durante todo o dia em qualquer posto de saúde do município para imunizar as crianças. É imprescindível levar o cartão de vacinação do menor.

Fonte: Radar notiçias

Nenhum comentário:

Postar um comentário