quarta-feira, 12 de setembro de 2012

NASA descobre neves gelo seco em Marte


NASA descobre neves gelo seco em Marte

(CNNMéxico) - Parece que Marte e inverno chegou, pelo menos no pólo sul do planeta. Os cientistas da NASA descobriram que a neve que cai no "planeta vermelho" não é feito de água, mas o dióxido de carbono congelado.
Informações para publicação no Journal of Geophysical Research indica que esta é a primeira evidência de flocos de neve caindo dióxido de carbono em nosso sistema solar.
O dióxido de carbono congelado, conhecido como gelo seco, requer temperaturas abaixo da congelação da água para ocorrer, isto é, menos do que 193 graus Fahreinheit ou inferior a 125 graus Celsius.
Os dados fornecidos pela Mars Reconnaissance Orbit "lembrar os cientistas que, embora partes de Marte pode ser parecido com a Terra, o" planeta vermelho "é muito diferente", disse a agência espacial em seu site.
Para Paulo Hayne, o autor do relatório e membro da NASA indica que não há evidências claras de que as nuvens de Marte são compostas de dióxido de carbono, ao contrário de nuvens da Terra são compostos de água em seus diversos estados.
Dados de Hayne e sua colega da Nasa vêm de observações feitas na região sul de Marte, no inverno de 2006 e 2007.
A descoberta ocorre dentro de chegada Curiosidade de Marte. Em 6 de agosto, começou uma missão de dois anos e n ​​Marte, de onde envia imagens da superfície da cratera Gale .
Carregado com 10 instrumentos para avaliar se uma área de estudo dentro das condições ambientais da cratera Gale favoráveis ​​para a vida microbiana.
curiosidade tem um difícil desafio: determinar a habitabilidade de Marte , para encontrar o que precisa de três ingredientes principais: um solvente (água), estrutura (compostos de carbono) e energia, disse Michael Mayer, cientista-chefe do Programa de Exploração de Marte dias antes de aterrar o veículo.
Fonte: CNN

Nenhum comentário:

Postar um comentário