terça-feira, 25 de setembro de 2012

Invade Mar da China e Taiwan se junta a disputa ilhas com a China e Japão

Taiwán invade mar chino y se suma a la disputa de islas con China y Japón

HONG KONG (CNN) - Dezenas de barcos de pesca e 12 embarcações entrou no Taiwan guarda costeira brevemente nas águas perto de uma cadeia de ilhas em disputa no Mar da China Oriental , disse terça-feira o Japão Guarda Costeira.
A Guarda Costeira disse que o barco havia deixado as águas territoriais japonesas ao meio-dia (hora local) após emitir uma advertência e canhões de água disparados contra navios. Ele disse que os barcos da guarda costeira de Taiwan também atirou mangueiras de água de alta pressão.
CNA, Taiwan agência de notícias disse que os vasos de Taiwan foram fazer a viagem para fazer valer os direitos dos pescadores locais para operar nas águas.
Jinn-Wang Wang, chefe da Guarda Costeira Administração de Taiwan, foi citado como tendo dito que a flotilha foi "mais acção" para apoiar a soberania de Taiwan sobre as ilhas.
A longa disputa sobre as ilhas se intensificou nos últimos meses, levando a protestos anti-japoneses na China.
Taiwan, China e Japão reivindica a posse das ilhas.
No início deste mês, o governo japonês comprou as ilhas disputadas, conhecidas como Senkaku no Japão e Diaoyu na China e Taiwan, uma família japonesa que propriedade para 26,2 milhões de dólares.
O movimento enfureceu a China. Protestos contra empresas japonesas e cidadãos eclodiu em dezenas de cidades chinesas, forçando o encerramento de empresas japonesas.
"Sob o mar, você tem que mostrar um interesse contínuo nas ilhas por um período de tempo. Ele recompensa os países que afirmam suas reivindicações", disse Alan Dupont, analista estratégico da Universidade de New South Wales, em Sidney.
China diz que sua pretensão de ilhas remonta a centenas de anos.
O Japão disse que não havia nenhum sinal do controle chinês das ilhas em uma pesquisa de 1885, assim que foi formalmente reconhecida como território soberano japonês em 1895.
Japão depois vendeu as ilhas em 1932, para os descendentes dos colonos originais. A rendição japonesa no final da Segunda Guerra Mundial, em 1945, serviu apenas obscurecer a questão.
As ilhas foram administradas pelo poder de ocupação dos Estados Unidos depois da guerra. Mas em 1972, Washington voltou ao Japão, como parte de sua retirada de Okinawa.
Pequim e Taipé tanto herança soberania reivindicação histórica da China na ilha. Taiwan é governada pelo Partido Nacionalista Kuomintang fugiram para Taiwan após perder para os comunistas na China.
Fonte: CNN 

Nenhum comentário:

Postar um comentário