segunda-feira, 5 de novembro de 2012

O Partido Comunista chinês prepara uma sucessão de liderança dividida


El Partido Comunista Chino prepara la sucesión con un liderazgo dividido



(CNN) - Para o observador sem muito conhecimento, o Partido Comunista Chinês pode parecer uma entidade monolítica, unida. Mas nos últimos anos, a sua liderança tem coletivamente governado apenas pela mão de um líder absoluto, eras recurso de Mao Tsé-Tung e Deng Xiaoping.
Enquanto o jogo aparentemente enfatiza unidade e harmonia, analistas políticos acreditam que seus 80 milhões de membros estão divididos entre mais poderosas linhas de dissidentes variadas perspectivas sobre os assuntos econômicos, sociais, políticos, militares e estrangeiros. CNN examina o que faz com que a máquina do partido chinês.
Quais são os dissidentes poderes dentro do partido?
O Partido Comunista Chinês é informalmente dividida em uma coalizão de elitista e um populista, de acordo com a China especialista e analista do Brookings Institution, Cheng Li. Outros analistas conceber esta divisão em outros termos, como reformistas liberais e conservadores linha-dura.
Li afirma que a essência da fração de elite consiste na "taizidang" ou o chefe do partido, os filhos dos líderes da revolução e oficiais superiores. Outra fração de elite, é realmente desaparecer, é o "Gang de Xangai", ou seguidores de Jiang Zemin, que serviu como prefeito de Xangai antes de se tornar líder supremo em 1989.
Populistas são dominados por tuanpai, políticos que se formaram na Liga da Juventude Comunista da China, organização nacional do partido para jovens entre 14 e 28 anos para estudar e promover o comunismo. O campeonato é também um espaço de formação para quadros do partido.
Mas qualquer análise dessas lealdades políticas devem ser tratados com cuidado, como uma discussão especulativa, dada a falta de informações oficiais e as complexidades da história dos políticos envolvidos.
Dissidentes linhas são muitas vezes pouco claros, mudando e sobrepostas, condicionado por velhas alianças, relações familiares, conflitos, rivalidades, fidelidade mudanças táticas e considerações pragmáticas, como Jaime FlorCruz, responsável pela CNN em Pequim escritório.
"Em alguns casos, essas filiações são também temperada pela experiência da obra protegida, ou seja, quem ou sob que trabalhou e chegou ao poder."
Como as frações são orientados?
No geral, as frações são dadas por diferenças socioeconômicas e geográficas.
A coalizão elitista tende a representar os interesses das empresas e inclui empresários e da classe média em ascensão da região chinesa rica costeira, de acordo com Li. Os príncipes do partido geralmente têm uma história de prestígio como descendentes de exhéroes partido, e como governadores das províncias mais ricas da costa leste da China. Por exemplo, Bo Xilai, o político desgraçado já foi a estrela do jogo, é o filho de Bo Yibo, ex-membro do Politburo e foi vice-presidente do Conselho Consultivo da Comissão Central durante a era de Deng.
Alguns políticos têm procurado para preencher seu currículo com credenciais que cruzam linhas geográficas e socioeconômicas. Bo fez uma abordagem populista invocando a nostalgia dos anos de Mao durante seu mandato como secretário do partido de Chongqing, enquanto Xi Jinping, que é esperado para ser o próximo presidente chinês, deixou um cargo de prestígio em Pequim para trabalhar na zona rural Hebei por três anos.
Li disse que os elitistas estão atualmente liderada por Wu Bangguo, presidente e secretário do partido do Congresso Nacional do Povo da China (o legislador nacional) e Jia Qinglin, presidente e secretário do partido da Conferência Consultiva Política do Povo da China (o órgão consultivo de delegados de diferentes partidos políticos). Ambos são protegidos do presidente Jiang.
A coalizão populista tende a promover uma agenda que representa os interesses dos pobres urbanos e rurais, incluindo os migrantes e camponeses.A central fração tuanpai geralmente vem de uma base humilde que trabalhou para subir as fileiras do partido através da Liga da Juventude Comunista da China, em Pequim e nas províncias do interior.
Li disse que os populistas são liderados pelo presidente Hu Jintao e Wen Jiabao, que promoveu medidas como a eliminação de impostos sobre a agricultura, o desenvolvimento das cidades, bem como a promoção de habitação a preços acessíveis.
Quanto maior o contraste, Li diz, é que o chefe do partido (o "príncipes") tendem a ser especialistas em políticas econômicas em questões como a banca, comércio exterior e investimento, enquanto tuanpai tendem a ser especialistas em gestão de mais rurais . O herdeiro aparente a Hu, Xi, é um príncipe, enquanto o possível sucessor de Wen, Li Keqiang, representando tuanpai.
O que é o Comitê Permanente do Politburo?
O 18 º Congresso do Partido Comunista lançará oficialmente os novos membros do Comitê Permanente do Politburo, o órgão supremo de decisões do Partido Comunista, e, por extensão, os líderes do governo chinês.Geralmente, os mais altos cargos são ocupados por membros do partido.
Membros normalmente são escolhidos entre os membros da comissão, como o geral do Politburo, que supervisiona o Partido Comunista. A comissão permanente é uma subdivisão do Politburo. Também é possível que alguém de fora é promovido diretamente para o Comitê Permanente do Politburo, como foi o caso de Xi e Li Keqiang, durante o 17 º Congresso. Os membros devem também ter nascido depois de 1945, e não exceder a idade oficial de aposentadoria, diz Li.
Além dos critérios básicos é o que Li chama de "processo extremamente complexo e multifacetado" para reduzir os nove membros. Há especulações de que a nova comissão será limitado a sete membros.
Embora o processo envolve complexas negociações a portas fechadas entre facções e lutas pelo poder de que poucos têm conhecimento, Li disse que o fator mais importante são os laços de patrocínio, em referência aos membros cessantes que tentam estender sua influência e proteger sua interesses nas comissões colocando seus protegidos. Isso envolve compromissos e acordos nos bastidores.
Como é que essas frações serão representados no futuro?
Observadores de China espera dois atuais membros do Comitê Permanente, Xi e Li Keqiang, manteve o seu lugar no comitê.
Suas inclinações para um ou a outra fração é refletida em suas prioridades políticas, diz Li, da Brookings Institution. Xi é focado no setor privado, a liberalização do mercado para o investimento estrangeiro eo papel de Xangai como centro financeiro. Em contraste, Li Keqiang enfatiza medidas como habitação a preços acessíveis, cuidados de saúde e energia limpa.
O equilíbrio se estende até os altos escalões da liderança, que é dividido entre os elitista e populista uniformemente, de acordo com Li. A maioria dos analistas concorda que a era dos líderes carismáticos Deng Xiaoping findos, substituído por tecnocratas sem graça que governaram através de uma liderança coletiva.
O que isso significa para o futuro da China?
Por necessidade, este equilíbrio tem levado para os elitistas e populistas adotar uma abordagem cooperativa para liderança coletiva, em vez de uma cultura de jogos de soma zero, com base em metas: "para garantir que a estabilidade sócio-econômica da China e a sobrevivência do Partido Comunista Chinês, e melhorar o status da China como um importante player internacional ", disse Li.
O analista diz que esse estilo de liderança coletiva é a "característica definidora da elite política chinesa de hoje."

Fonte: CNN

Nenhum comentário:

Postar um comentário