segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Urologista alerta sobre a importância da prevenção




Campanha Novembro Azul trabalha na conscientização de homens com 40 anos ou mais em fazer o exame para detectar câncer de próstata



TIMBÓ – Uma parceria firmada entre o Rotary Club de Timbó e a Secretaria Municipal de Saúde juntamente com outras entidades está viabilizando a realização da Campanha Novembro Azul. Segundo o presidente do Rotary Club de Timbó, Gilmar Lenzi, depois do Outubro Rosa as entidades foram chamadas a participar do Novembro Azul, Campanha voltada para o público masculino e destinada à prevenção do câncer de próstata. Entre as diversas ações realizadas desde o dia 1º de novembro, destaque para a palestra sobre prevenção ao câncer de próstata, que foi realizada na noite, do dia 13 de novembro, no auditório do Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Timbó. A palestra foi ministrada pelo urologista Luciano Hugo Praun, que é formado em Medicina desde 1999, pela Furb, com especialização em Cirurgia Geral no Hospital Santa Isabel (2000-2001); especialização em Urologia no Hospital Governador Celso Ramos, em Florianópolis (2002-2003); com especialização em endourologia em Paris, no Hospital Henri Mondor (2004), médico urologista proprietário da Clínica Uromax e rotariano. 
Segundo Lenzi, a palestra foi direcionada as famílias. “Em especial os homens e suas esposas, pois as mesmas vão fazer a diferença na hora de aconselhar os seus maridos à fazerem o exame de prevenção ao câncer de próstata”, destaca ele.
Na oportunidade, o urologista Luciano Hugo Praun falou sobre mitos, preconceitos, necessidade e importância de prevenção no câncer de próstata. Praun disse que o homem tem muito medo de fazer exame porque ele ainda não está ciente da grande importância da prevenção que é a maior arma contra a doença. “Somente com a prevenção o câncer pode ser combatido”, frisou ele ao afirmar que os índices comprovam que o câncer de próstata tem de 90 a 95% de chances de cura, somente se ele for detectado com antecedência. “Precisamos descobrir a doença em estágios iniciais para conseguir chegar a essência da cura”, frisou ele.
O urologista afirmou que o exame de sangue hoje, se feito com antecedência, é uma das armas mais importantes para a prevenção. Outro assunto abordado pelo profissional refere-se ao exame de toque, que hoje é uma das grandes barreiras, talvez o maior ponto de preconceitos dos homens, quando ao assunto é câncer de próstata. “Os homens precisam estar cientes que este tipo de exame não vai influenciar na sua vida sexual e muito menos na sua masculinidade, ao contrário com a prevenção vai evitar que o câncer leve o melhor da sua vida”.
Outro ponto apresentado pelo palestrante foi em relação a presença das mulheres. De acordo com Praun, as mulheres, esposas são as grande aliadas dos médicos, pois muitos homens procuram pela realização dos exames à pedidos delas. O médico, ainda destacou que é recomendado aos homens acima dos 40 anos à procurar um urologista para fazer o exame de sangue, caso o exame apontar problemas o paciente será encaminhado para a realização de novos exames, lembrando que o câncer atinge sempre homens com mais de 60 anos.
O presidente do Rotary informa que o câncer de próstata, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), é o mais comum entre os homens. A doença demora a se manifestar e suas causas ainda são desconhecidas, daí a importância dos exames preventivos. A Sociedade Brasileira de urologia recomenda que os homens comecem a fazer os exames preventivos a partir dos 45 anos de idade, uma vez por ano.
Pesquisa da Secretaria da Saúde do Estado, revela que, em 2012, o câncer de próstata ocupou o segundo lugar entre os tumores malignos em homens catarinenses. Entre 2000 e 2005, as neoplasias malignas de próstata eram a terceira principal causa de câncer. Desde 2010 essa doença passou a ocupar a segunda colocação. Para os profissionais da Secretaria da Saúde o câncer com maior incidência entre os homens é o de pulmão.

Procure um médico
A atenção básica do município é a porta de entrada do homem, em qualquer fase da vida, para agendamento de consultas e realização de exames médicos. 
O Novembro Azul tem o objetivo de incentivar o público masculino a procurar atendimento na Unidade de Saúde mais próximo de sua residência, até o dia 22 de novembro, para agendar consultas anuais com o urologista.
É muito importante que os homens desenvolvam a consciência da prevenção e busquem o atendimento médico de rotina para avaliação de sua saúde de forma regular e anual.


1 / 1


Foto: ANDRE HAHNEBACH/JMV




Fonte: Jornal do médio valle

Nenhum comentário:

Postar um comentário