Após mais de dois anos de interdição, a prefeitura de Salvador entregou, no "apagar das luzes", a Ponte São João, que faz a interligação entre os bairros de Plataforma e Lobato, pelo Sistema Ferroviário Subúrbio – Calçada. O equipamento reinaugurado neste sábado (29) corresponde a uma estrutura metálica com 450 metros de extensão, com 15 vãos de 30 metros. A obra representou um investimento total de R$ 56,5 milhões, com recursos obtidos junto ao Governo Federal.
A reinauguração foi adiada, de acordo com a Secretaria Municipal de Transportes e Infraestrutura (Setin) devido a "não conclusão do projeto de climatização dos trens e locomotivas do sistema ferroviário”.
Ainda, a prefeitura entregará três novos trens totalmente modernizados e climatizados. Os veículos estão em fase de testes, e um deles estará disponível para a população no primeiro final de semana de 2013. Atualmente o sistema mantém quatro trens em funcionamento. Com os novos, serão sete veículos que podem deslocar, cada um, até 750 pessoas por viagem.
A ponte, além de se tornar uma nova atração paisagística da cidade, vai solucionar definitivamente um antigo entrave no tráfego ferroviário da capital baiana. “Antes não era possível a passagem simultânea sobre a ponte, de dois trens em direções opostas. Um deles tinha que parar antes de chegar à ponte e esperar a passagem do outro, provocando atrasos que se repercutiam na movimentação diária do sistema”, explica o presidente da Companhia de Transporte de Salvador (CTS), Hebert Mota, ressaltando a importância do trabalho realizado.
Para a população, a reforma da Ponte São João além de ampliar a mobilidade no Subúrbio Ferroviário, vai também possibilitar o desenvolvimento da região. “Com a ponte reformada a gente ganha a sustentabilidade e desenvolvimento do subúrbio. O prefeito João Henrique está de parabéns, a gente fica realmente muito grato com a obra e todas as suas realizações aqui na nossa região”, destacou o presidente da Associação Unidos de Itacaranha, Reginaldo Sampaio.
MAIOR RAPIDEZ – De acordo com a Companhia de Transporte de Salvador (CTS), a requalificação da ponte, associada aos novos trens, contribui para a melhoria e ampliação do serviço, já que a média de usuários do sistema deverá ultrapassar os 20 mil por dia. Atualmente, essa média é de sete mil por dia. Além do acréscimo no número de usuários, a finalização das obras possibilitará o aumento na velocidade dos trens, que passarão de 30 para 70km/h. “Com isso, o tempo de viagem entre Paripe e Calçada, por exemplo, não deve passar dos 30 minutos”, observou Hebert Motta.
Conforme o presidente da CTS, a primeira etapa da reforma envolveu obras na estrutura sub-aquática; e a segunda na estrutura metálica, além da parte elétrica. Nos trens, os serviços envolveram revisão geral, modernização e climatização.
HISTÓRICO - A Ponte São João foi inaugurada em 1860, integrando o sistema ferroviário da capital, e foi construída por determinação do imperador D. Pedro II. Em 1950, a ponte passou pela primeira grande reforma, com a sua duplicação, que foi insuficiente para permitir a passagem simultânea dos dois trens. Desde então, a estrutura nunca havia passado por uma grande reforma, o que provocou sério desgaste em suas colunas, principalmente em função dos efeitos da pesca predatória com bomba.
Durante o tempo em que a ponte passou interditada, a Prefeitura garantiu o transporte dos usuários, através de uma linha complementar de microônibus. Com isso, os passageiros desembarcavam na estação de Plataforma e completavam o percurso até o Lobato com os chamados amarelinhos. O sistema ferroviário de Salvador possui 13,5 quilômetros entre a Calçada e Paripe. Ao longo desse trajeto, a população conta com 10 estações.
Fonte: Bocão News
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