A Secretaria de Saúde de Eunápolis (a 651 km de Salvador), no extremo sul do Estado, confirmou nesta quarta-feira, 31, o registro do primeiro caso de gripe H1N1 no município. Segundo a Secretaria de Saúde, dos casos suspeitos um foi confirmado como influenza pelo vírus H1N1.
"Isto indica a probabilidade de que o vírus (H1N1) esteja circulando na região, com outros vírus", disse o secretário de Saúde do município, Mário Gontijo. Este é o 14º caso da doença no Estado. Duas pessoas morreram com a doença na Bahia - uma em São Gonçalo dos Campos e outra em Itamaraju.
A paciente infectada é uma técnica de enfermagem que está em isolamento no Hospital Regional de Eunápolis. Ela está grávida e foi a cuidadora de um paciente de 40 anos que morreu recentemente com um quadro de sintomas semelhantes à gripe suína, mas a contaminação por H1N1 foi descartada pelo exame do Laboratório Central (Lacen), em Salvador.
Os familiares da técnica de enfermagem também estão sendo observados pela Secretaria de Saúde municipal.
A informação, no entanto, não é motivo para que a população se dirija às pressas para os postos de saúde, alertou a Secretaria de Saúde.
De acordo com nota do órgão, Eunápolis realizou recentemente campanha de vacinação contra a gripe H1N1, alcançando 90% do público-alvo, 10% a mais do que a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde (80%).
Segundo a nota da Secretaria de Saúde, conforme aponta a Organização Mundial da Saúde (OMS), o vírus influenza A (H1N1) é classificado como gripe comum.
Sob controle - O secretário de Saúde de Eunápolis, Mário Gontijo, tranquilizou a população e afirmou que a doença está sob controle. "A Secretaria de Saúde tomou todas as precauções para evitar a proliferação do vírus H1N1. A doença está sob controle no município", afirmou Gontijo.
Segundo a coordenadora da vigilância em saúde do município, Katiane Laurentino, as medidas preventivas e educativas permanentes foram tomadas. Ela alerta a população para alguns cuidados básicos que se deve ter para evitar um possível contágio ou transmissão da gripe.
"Lavar as mãos com água e sabão; tapar o nariz ao tossir ou espirrar e evitar lugares fechados nesta época do ano", reforçou.
Os sintomas da gripe suína são semelhantes aos de uma gripe comum e incluem febre, tosse, garganta inflamada, dores no corpo, dores de cabeça, calafrios e fadiga. Algumas pessoas infectadas têm diarreia e vômitos.
Os sintomas da gripe suína são semelhantes aos de uma gripe comum e incluem febre, tosse, garganta inflamada, dores no corpo, dores de cabeça, calafrios e fadiga. Algumas pessoas infectadas têm diarreia e vômitos.
Fonte: Atarde on line
Nenhum comentário:
Postar um comentário