quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

Após 20 anos, nível do Rio de Contas sobe e encanta moradores da região







Nível do rio subiu consideravelmente (Foto:Giro em Ipiaú)

Há cerca de duas décadas que as comunidades banhadas pelo Rio de Contas não via a cena registrada nos últimos dias. Desde o final da tarde de terça-feira (26) que o nível do rio começou a subir consideravelmente. A Chesf aumentou para 360m³ por segundo a liberação das águas do reservatório da Barragem da Pedra, no município de Jequié. Na manhã desta quarta-feira (27) a cheia do rio atraiu a atenção de vários populares na ponte que liga o município de Ipiaú ao distrito de Japumirim, município de Itagibá. 
Campo do Arara foi coberto pelas águas.

O Campo do Arara, no bairro Aparecida, também é um dos lugares onde pode-se observar a elevação do nível das águas. O local utilizado para a prática de esportes ficou completamente coberto, inclusive ás traves de futebol que existe no campo. 
Barragem da Pedra deve continuar com a liberação controlada nos próximos dias.

A Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) deve manter a liberação controlada de águas nos próximos dias, mas em volume menor. A capacidade útil do lago formado pela Barragem subiu para 63%. No posto hidrológico situado na localidade do Areião, a 70km de distância da Barragem da Pedra, a chegada de água atingia o índice de 620 metros cúbicos por segundo. Outro fato também relacionado à cheia ocorre na Barragem de Anagé que atingiu sua capacidade total. A água que “sangra” desta região também é represada no lado da Pedra em Jequié. 


Transtornos
Por conta do avanço das águas, seis famílias que residem na beira do rio, próximo a travessa dos Cometas, saíram de suas casas. Elas foram amparadas por parentes até que o nível do rio volte ao normal. Outro transtorno causado pela cheia foi em relação a bomba de captação da embasa que teria entupido devido o excesso de baronesas. Por conta disso, o abastecimento de água na cidade está deficitário. Equipe da embasa trabalha para regularizar o fornecimento. (Giro em Ipiaú)

Nenhum comentário:

Postar um comentário