Foto:Giro em Ipiaú
Dezenas de pessoas se dirigiram no final da tarde desta terça-feira (26) até a ponte que liga o município de Ipiaú ao distrito do Japumirim, município de Itagibá, para acompanhar a chegada das águas liberadas do reservatório da Barragem da Pedra em Jequié. O processo chamado de vertimento deve continuar até o final de semana, segundo informou o gerente da Chesf na região, Paulo Murilo. No início da tarde começaram a ser liberadas da Usina da Pedra a quantidade de 460m³ por segundo.
Foto:Giro em Ipiaú
A água desceu empurrando as baronesas que cobriam o rio há vários anos. Até o final da tarde o nível do Rio de Contas já tinha subido mais de 1,30 metro. Apesar do volume de águas liberadas nesta terça, os moradores ribeirinhos não devem sofrer grandes transtornos. “Como Deus é maravilhoso. Outro dia a gente estava reclamando da seca e de repente vem a chuva e traz com ela essa maravilha para o nosso rio”, disse um morador do Japumirim que acompanhava a chegada das águas.
Foto:Giro em Ipiaú
Outro senhor completou; “Meu filho vai fazer 20 anos de idade e ele nunca viu esse rio enchendo”. A última grande enchente registrada em Ipiaú foi no início da década de 90. As águas liberadas das comportas da Barragem da Pedra são oriundas da região sudoeste, onde tem chovido muito desde a primeira semana de janeiro. O reservatório que estava com menos de 40% da sua capacidade saltou para 61%. A previsão é que a chuva continue em toda a Bahia, pelo menos durante essa semana. (Giro em Ipiaú)
Nenhum comentário:
Postar um comentário