segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Economia do Japão desacelera no 2º trimestre


PIB japonês cresceu 0,3% na comparação com o trimestre anterior.
Desaceleração reflete o impacto da redução das exportações.

O ritmo de crescimento do Japão caiu entre abril e junho a 0,3% trimestral, anunciou o governo nesta segunda-feira (13). Este é o quarto crescimento consecutivo do PIB, mas muito inferior ao 1,3% registrado no período janeiro-março.
Os dados ficaram muito abaixo do 0,7% de crescimento previsto pelos analistas.
  •  

Revisada, produção industrial de junho no Japão passa a alta de 0,4% O crescimento do PIB no segundo trimestre foi de 1,4% na comparação com o mesmo período do ano passado, também muito abaixo dos 2,7% previstos pelos analistas. No primeiro trimestre, o crescimento em ritmo anual foi de 5,5%.
A desaceleração reflete o impacto da redução das exportações, apesar do aumento dos gastos governamentais desde o terremoto e tsunami que devastaram o nordeste do país em março de 2011.
Consumo interno
Além das exportações, no arrefecimento econômico de abril-junho pesou a piora da demanda interna, que aumentou apenas 0,1% a ritmo trimestral e 0,6% a ritmo anual, o pior dado em cinco trimestres.
O consumo interno, que representa 60% do PIB japonês, se viu afetado entre outras coisas por um enfraquecimento da demanda em setores como o automotor por causa, segundo os analistas, de um menor impacto das ajudas fiscais para a compra de veículos menos poluentes.
O gasto público, por sua vez, cresceu 7,2% a ritmo anual graças principalmente à reconstrução das zonas arrasadas pelo devastador tsunami que no ano passado assolou o nordeste do país, o que representa uma contribuição de 0,3% para o total do PIB de abril-junho.
O ritmo de crescimento do Japão no segundo trimestre do ano esteve ligeiramente abaixo do dos EUA, que cresceu entre abril e junho 1,5% a ritmo anual, o que refletiu por sua vez em um arrefecimento com relação aos 2% de janeiro-março.
O PIB da China, segunda maior economia mundial, se expandiu no trimestre passado 7,6%, abaixo dos 8,1% registrados entre janeiro e março.
Para este ano fiscal, que no Japão termina em março de 2013, o Banco do Japão (BOJ, banco central japonês) prevê que a economia cresça 2,2%

.Fonte: G1  com Agençias Internacionais

Nenhum comentário:

Postar um comentário