quinta-feira, 22 de fevereiro de 2018

Depois de 22 anos no Brasil, Fiat Palio sai de linha



Carro foi o mais vendido do país em 2014, mas não resistiu ao lançamento do Argo. Relembre a história do modelo.





Fiat Palio (Foto: Divulgação)



Ex-líder de vendas no Brasil, o Fiat Palio saiu de linha no país, confirmou a montadora nesta quinta-feira (22). O modelo já não está mais disponível no site da marca e "sumiu" ao mesmo tempo que o sedã Cronos era lançado.


Outro a dar adeus foi o Punto. Ambos foram susbtituídos simultaneamente pelo Argo, lançado no ano passado. Com o fim do Palio, o Mobi assume de vez a posição de veículo de entrada da montadora no país, enquanto o Uno é uma opção mais intermediária.




Lançado em 1996, o Palio teve mais de 3 milhões de unidades vendidas e produzidas nestes 22 anos. Seu auge foi em 2014, quando conseguiu desbancar o Gol na liderança de vendas, mas foi por apenas 1 ano, sendo superado pelo Chevrolet Onix na sequência.




1996




Fiat Palio foi lançado em 1996 (Foto: Fiat/Divulgação)


O Palio surgiu como um produto para mercado emergentes e o grande destaque na época foi o seu visual, considerado moderno. A primeira geração teve motores 1.5 8V e 1.6 16V. Em seguida, veio o 1.8 8V.




2001




Fiat Palio 2001 (Foto: Fiat/Divulgação)



Foi a primeira grande reestilização do modelo. Ele deixou as linhas mais arredondas de lado, para ganhar um ar mais "quadradão". Um ano antes, o modelo havia ganhando opção de motor 1.3 16v. Na sequência, vem a estreia do motor Fire 1.0.




2004




Fiat Palio 2004 (Foto: Fiat/Divulgação)


Mais mudanças no visual são feitas pela Fiat. Deixando de lado o estilo mais sóbrio, o carro ganha novamente uma personalidade mais própria com faróis angulados. Essa estética foi mantida na versão Fire, a mais barata de todas, até quase o fim da vida do Palio, que está na imagem.




2009




Fiat Palio 2009 (Foto: Fiat/Divulgação)


Foi uma fase de várias mudanças para o Palio. Em 2008, o carro recebeu o novo desenho, mais uma vez adotando faróis de linhas retas na dianteira. No entanto, pouco tempo depois a dianteira mudou de novo, ganhando o farol que já era do Siena, com um pequeno detalhe arredondado na parte interna. Era como ser o carro tivesse "aberto" os olhos. Opções de motores são 1.0, 1.4 e 1.8, todos de 8 válvulas.

Fonte: G 1

Nenhum comentário:

Postar um comentário