quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Governo abandona terminais de Morro de São Paulo, Gamboa e Ponta do Curral




No Terminal de Ponta do Curral, de onde é feita a travessia para Morro de São Paulo, os acidentes são frequentes. O equipamento é de responsabilidade da Agerba e o atracadouro já despencou diversas vezes.Salvador – O abandono pelo Governo do Estado dos terminais marítimos de Morro de São Paulo, Gamboa e Ponta do Curral foi criticado pelo presidente do Democratas, ex-deputado estadual Heraldo Rocha. Em plena temporada da Alta Estação, quando milhares de turistas do país e do exterior visitam a Ilha de Tinharé, os equipamentos passam para os visitantes uma imagem degradante com risco de acidentes.


Heraldo Rocha afirmou que a responsabilidade é toda da Agerba (agência de fiscalização do setor de transportes do governo) e cobrou a revitalização completa dos atracadouros.
”Os terminais estavam sob responsabilidade da TWB, concessionária do serviço de ferry-boat e que foi destituída pelo governo baiano. “Há mais de um ano que o terminal da Gamboa, em Cairu está abandonado”, lembrou o presidente do DEM.
Os terminais de Morro de São Paulo (Cairu) e Ponta do Curral (Valença) chegaram a passar por uma intervenção do Estado, em 2011, graças a uma ação do Ministério Público, pelo perigo que representam para a população, com a ocorrência inclusive de vários acidentes.
“Quando perdeu a operação do sistema ferry-boat, a concessionária TWB ficou apenas com a operação dos três terminais de Morro de São Paulo, Gamboa e Ponta do Curra, mas a empresa paulista abandonou-os, juntamente com seus 25 empregados, que têm uma série de passivos trabalhistas a receber. Essa é uma responsabilidade do governo da Bahia pois ela é responsável pelos terminais. Se a concessionária não estava fazendo o serviço, o governo tem que assumir”, disse Rocha, lembrando da importância dos três terminais para o turismo na região da Costa do Dendê, no baixo sul.
Por conta das belezas naturais, Morro de São Paulo e Gamboa, no município de Cairu, são destinos turísticos disputados. Mas a falta de manutenção nos terminais marítimos é apontada como ponto negativo pelos turistas. O Ministério Público de Valença acompanha, desde o ano passado, a situação dos terminais e já pediu que o governo estadual intervenha de novo, apontando irregularidades no cumprimento do contrato.


Fonte: Opnião sul

Nenhum comentário:

Postar um comentário