Alimentação e hidratação corretas ajudam a combater os sintomas do excesso de álcool. Em caso de diarreia ou vômito, mais cuidados são necessários
OCarnaval é um período de muito desgaste físico, excessos no consumo de bebida alcóolica e desorganização na alimentação. Após quatro dias de folia, é comum o desequilíbrio de todo funcionamento do corpo, órgãos importantes para digestão e absorção de nutrientes como fígado, pâncreas, vesícula biliar, estômago e intestino. Isso gera dor de cabeça, náuseas, vômitos, má digestão, azia e até diarreia.
Com o fim da folia é preciso retomar o “estilo de vida saudável e ativo”, reorganizar a alimentação e retomar os treinos.
1) Alimentação
- Prefira alimentos naturais, reduza o consumo de processados e ultraprocessados;
- Consuma preparações mais simples: saladas cruas, preparações assadas, cozidas, no vapor ou grelhadas.
- Coma pequenas porções.
- Aumente o consumo de frutas, verduras e legumes: 5 a 7 porções diárias
- Como base de molhos para as saladas utilize azeite, limão, vinagre e vinagre balsâmico, ou iogurte, e os mantenha refrigerados.
- Dê preferência para ingestão de proteínas magras assadas, cozidas, ensopadas e grelhadas, variando entre peixe, frango, lombinho, filé mignon, patinho, músculo, maminha, lagarto e tofu. Evite preparações cremosas, fritas, gratinadas.
Aumente o consumo de frutas, verduras e legumes: 5 a 7 porções diárias; tome bebidas “digestivas”, como suco de mamão, abacaxi com hortelã, suco de frutas vermelhas com água de coco. (Foto: istock)
2) Uso de chás e sucos digestivos
- Utilize chás como boldo, hortelã, erva doce e cidreira para melhorar a digestão.
- Bebidas “digestivas”: suco de mamão, abacaxi com hortelã, suco de frutas vermelhas com água de coco.
- Acrescente gengibre às bebidas e como tempero da comida, excelente digestivo e anti-inflamatório.
3) Hidratação
- A água de coco também pode ser utilizada para reidratação.
- Mantenha o consumo de 40ml água/kg de peso ao dia.
4) Em caso de apresentar diarreia ou vômito
Retire produtos lácteos (leite, iogurte e queijos), folhosos, alimentos crus (comida japonesa, carpaccio), alimentos integrais ou de digestão mais lenta, como carne vermelha (carne de boi e de porco) e frutas laxativas (mamão, laranja, tangerina, damasco e ameixa) até melhorarem os sintomas.
Evite agressores gástricos, como alimentos ricos em gordura (cremosos, fritos e gratinados), café, chá preto, mate, guaraná em pó, pimenta, curry, cominho e chocolate.
Fonte: Eu Atleta
Nenhum comentário:
Postar um comentário