(CNNMéxico) - A facilidade de ser ingênuo ou enganado pode ser devido a falta de desenvolvimento ou deterioração de uma área do cérebro, dizem cientistas da Universidade de Iowa, nos Estados Unidos.
O local é conhecido como a área ventromedial e está localizado na parte frontal do cérebro, é um lobo do tamanho de uma bola de ténis que está um pouco acima dos olhos, de acordo com um artigo no portal da saúde notíciasMedicalxpress .
"Quando as pessoas ouvem ou ler alguma coisa, eu acho que em primeiro lugar, em seguida, começar a processá-lo e fazer perguntas. Mas todos nós somos suscetíveis a acreditar em qualquer coisa no início ", disse Erik Asp, um pesquisador que liderou o estudo.
Asp acredita que crianças, adolescentes e idosos podem ser mais suscetíveis ao engano devido ao estado da área ventromedial, que atinge a maturidade até que o indivíduo tem 20 anos e se deterioram com a idade.
"A área do" ingénuo "é a última a desenvolver-se no cérebro e pode ser a primeira vez que começa a declinar. O declínio da função é normal, pode ir até 60, 70 ou 90", disse Asp.
"Descobrimos que as pessoas com lesões no córtex pré-frontal tendem a questionar menos e são mais propensos a acreditar em teorias da conspiração", disse ele.
No estudo realizado na Universidade de Iowa, os pesquisadores selecionaram 49 participantes que mostraram oito propagandas.
Os 18 pacientes com danos no córtex pré-frontal foram mais propensos a acreditar em anúncios cujos produtos poderiam ser considerada enganosa e compra. Comparados com aqueles com danos fora dessa área do cérebro eram saudáveis.
"Esta pesquisa leva a ciência para entender mais sobre como as pessoas interpretam informações falsas", o Dr. Paul Sanberg considerado, professor da Faculdade de Medicina da Universidade do Sul da Flórida, de acordo com o artigo.
Fonte: CNN
Fonte: CNN
Nenhum comentário:
Postar um comentário