Projeto é coordenado pelo Batalhão Ambiental há três anos em Manaus.
Ação visa conscientizar estudantes sobre o meio ambiente.
Uma iniciativa do Batalhão da Polícia Militar Ambiental do Amazonas tem buscado conscientizar estudantes da rede pública e privada de Manaus em relação à preservação do meio ambiente. Há três anos, o Projeto Vitória Régia atua com a finalidade de estimular nos estudantes o aprendizado das leis de crimes ambientais, mostrando o papel dos cidadãos na preservação dos recursos naturais.
A equipe de educação ambiental do Batalhão, composta por seis militares formados em diversas áreas como pedagogia, gestão ambiental e biologia, já ministraram as atividades do Projeto Vitória Régia para 2.744 alunos de 14 unidades de ensino da capital. A coordenação do projeto pretende forma 10 mil alunos até a Copa do Mundo de 2014.
Conforme a soldado Tassiana Soares, que integra a equipe de instrutores, o projeto Vitória Régia foi implantado em 2009 e atende estudantes do 1º ao 5º do ensino fundamental. “Durante o período de 15 dias, desenvolvemos o projeto em cada escola. Temos uma carga horária de 10h/aula através de palestras com temas voltados para o meio ambiente. Nos 10 primeiros dias Dentre as diversas temáticas, abordamos a fauna, a flora, a Lei de Crimes Ambientais de nº 9.605, o descarte de lixo e a reciclagem. Nos outros 5 dias, são realizadas as aulas práticas”, explicou soldado Tissiana Soares.
Além das orientações teóricas, os instrutores do Projeto Vitória Régia promovem o engajamento das crianças numa Campanha Ecológica, a qual retira do meio ambiente garrafas pets, encaminhando-as para o processo de reciclagem.
“Fazemos uma dinâmica com os alunos para arrecadação de garrafas pet e cada turma compete entre si. A sala que recolhe o maior número de garrafas é levada a um passeio no parque ou reserva ecológica, uma espécie de premiação pelo desempenho. Já o material recolhido destinamos para uma empresa de reciclagem parceira, que as reutiliza como matéria-prima na fabricação de telhas e tubos”, destacou a instrutora.
O Projeto Vitória Régia tem como foco principal sensibilizar e motivar a consciência de que o ser humano é parte do meio ambiente e precisa conviver harmonicamente. Além desses ensinamentos, a equipe da Polícia Militar Ambiental busca fomentar a disciplina nos estudantes assistidos. “Fazemos um treinamento de caráter militar para repassar um pouco de disciplina aos alunos. No término do projeto, realizamos ainda uma formatura com as crianças para entrega do certificado de participação”, revelou soldado Tissiana.
Mudança
Posteriormente às aulas teóricas e práticas do Vitória Régia, a equipe do projeto retorna as unidades educacionais para verificar se os estudantes estão assimilando as orientações de preservação ambiental. Na avaliação da instrutora, a iniciativa tem alcançado êxito.
Posteriormente às aulas teóricas e práticas do Vitória Régia, a equipe do projeto retorna as unidades educacionais para verificar se os estudantes estão assimilando as orientações de preservação ambiental. Na avaliação da instrutora, a iniciativa tem alcançado êxito.
“Quando voltamos às escolas os alunos demonstram as mudanças no comportamento. Mais conscientes as crianças repassam aos pais que é incorreto jogar lixo pela janela do carro. Os professores, as pedagogas, as diretoras também relatam que eles estão mais preocupados com a separação do lixo na escola”, enfatizou soldado Tissiana Soares
.
.
Fonte: Do G1 AM
Nenhum comentário:
Postar um comentário