sábado, 17 de novembro de 2012

INICIATIVA SOCIAL MOBILIZA JOVENS DE CARAVELAS




De 16 a 18 de novembro a Associação Cultural Capoeira Malícia realizará, em Caravelas, extremo sul da Bahia, seu 11º Encontro de Capoeira. A iniciativa, apoiada pelo Instituto Baleia Jubarte, contará com a presença de professores de diversas partes do Brasil para o batizado dos novos alunos e troca de corda dos veteranos. Em 2012, o evento ganhou uma dimensão maior graças ao Instituto Votorantin e à Fibria Celulose S.A. que apoiaram durante todo ano o projeto Capoeira Estudante. 

O Projeto Capoeira Estudante é executado pela Associação Capoeira Malícia e visa levar a prática de capoeira para jovens da zona rural do municipio de Caravelas. Segundo o Mestre Saruê, presidente do Capoeira Malícia, “a prática da capoeira não apenas traz benefícios para o desempenho escolar do aluno mas é também uma forma de aumentar sua auto-estima e afastar os jovens do risco do envolvimento com drogas”. 
Durante um ano o projeto Capoeira Estudante levou a prática da capoeira para aproxidamente 80 alunos dos distritos de Aparaju, Taquari, Juerana. Agora, durante o 11º Encontro, eles irão se apresentar, jogar capoeira com mestres convidados e receberão sua primeira corda de capoeira. “A presença de mestres de outros grupos no evento ajuda na formação dos alunos pois cada um deles traz uma experiência de vida diferente dentro da prática da capoeira” diz Saruê.
Além das apresentações e das rodas de capoeira haverá apresentações de atividades tradicionais ligadas à pratica da capoeira como roda de maculelê, samba de roda, apresentação de orquestra de berimbaus e aulas de movimentação.
*Com informações da YES Ass.

Nenhum comentário:

Postar um comentário