O "Big Brother Brasil 13" encerrou ontem a sua passagem pela Globo seguindo a tendência de queda de audiência da atração, que acontece ano a ano. Segundo dados do Ibope, a média geral do "BBB 13" da estreia até o dia 24 de março (domingo) foi de 23,6 pontos de audiência. Cada ponto equivale a 62 mil domicílios na Grande São Paulo. Esse índice é a metade da média de audiência da quinta edição do programa, o "BBB5", exibido em 2005, que bateu recorde de público, alcançando média de 47,5 pontos de audiência. O "BBB 5", vencido pelo hoje deputado federal Jean Wyllys (PSOL-RJ), também surpreendeu a Globo em share (participações no total de televisores ligados), com 69,7%. Sete em cada dez televisores ligados no horário estavam sintonizados na atração. Mesmo com o faturamento sempre em alta, o programa veio sofrendo perdas anuais de audiência. Mas as maiores quedas vieram mesmo após 2008. O confinamento na TV passou de 37,2 pontos de ibope ("BBB 8") de audiência para 25,3 pontos de média ("BBB 12"). A atração perdeu mais de dez pontos de ibope em apenas quatro anos. Mesmo assim, a 14ª edição do reality show já está garantida na programação da Globo em 2014. A última noite do BBB 13 rendeu à Globo 28 pontos de audiência na Grande São Paulo, de acordo com números prévios do Ibope. Nada comparável ao desempenho das finais das seis primeiras edições que, com exceção de uma delas, registraram audiências acima dos 50 pontos. Mas, como os tempos são outros, resta à Globo comemorar que o resultado de ontem foi acima dos 26 pontos alcançados no ano passado. Por Keila Jimenez e Lauro Jardim
Nenhum comentário:
Postar um comentário