quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Gol é multada em US$ 250 mil por ferir direitos de passageiros, nos EUA



A Gol foi multada em US$ 250 mil (R$ 575,8 mil) pelo governo dos EUA por ferir direitos de passageiros em seu site em inglês. A multa é a maior desde a entrada em vigor das regras de proteção de passageiros americanos, em abril de 2011.

Os problemas estão relacionados à falta de informações que deveriam ter sido publicadas no site da Gol.

De acordo com o processo administrativo, entre outras coisas, a empresa deixou de discriminar corretamente as taxas e tarifas que compõem o preço final do bilhete durante a fase de buscas por passagens.

Ela também deixou de veicular informações sobre plano de contingência para atrasos longos ou um link com os preços de serviços opcionais, como excesso de bagagem.

O site também não exibia, conforme exigência da legislação americana, o contrato de serviço de transporte em local acessível. A informação só aparecia para o consumidor após o início do processo de busca por voos.

Segundo o governo de os EUA, o fato de o contrato não estar facilmente acessível no site antes do início das pesquisas dificulta a comparação com regras de outras companhias aéreas.

Para ele, a Gol também descumpriu a lei ao deixar de informar ao consumidor sobre como fazer reclamação.

“Adotamos essas regras para garantir que os passageiros sejam tratados com respeito quando compram um bilhete ou entram em um avião”, disse o secretário de Transportes dos EUA, Anthony Foxx. “Não toleraremos desrespeito às regras e vamos adotar todas as medidas para proteger os passageiros”.

A Gol diz que fez ajustes no site para clientes situados nos EUA e que, desde o fim de 2012, não houve nenhuma reclamação de consumidores.

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Fonte: Folha

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