sábado, 30 de novembro de 2013

Lula e Dilma lideram em nove cenários



Pesquisa Datafolha mostra melhoria de cinco pontos na intenção de votos para presidente Dilma Rousseff em relação a outubro. Ela venceria no primeiro turno mesmo quando nome de Joaquim Barbosa é incluído



Dilma Rousseff melhorou performance em relação aos números pesquisados em outubro

Pesquisa Datafolha divulgada ontem, 30, aponta que a presidente Dilma Rousseff e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ambos do PT, lideram a intenção de voto para o pleito do próximo ano. Dos nove cenários testados na pesquisa, a presidente pontua de 41% a 47%, dependendo de quem são seus adversários. Lula oscila de 52% a 56%.



No cenário em que Dilma tem 47%, segundo a pesquisa, o senador mineiro e presidente do PSDB, Aécio Neves, tem 19%. O governador de Pernambuco Eduardo Campos (PSB) aparece com 11%.



Dilma só não venceria no primeiro turno em cenário em que Marina Silva, agora no partido de Campos, aparece como candidata. Lula venceria no primeiro turno nos quatro cenários em que seu nome aparece, inclusive contra Marina e o ex-governador paulista José Serra (PSDB).



O presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, testado num dos cenários, aparece com 15%, numericamente em segundo lugar. Dilma, com 44%, venceria no primeiro turno. 
Aécio teria 14%. Campos, 9%. O Datafolha entrevistou 4.557 pessoas em 194 municípios na quinta e na sexta-feira. A margem de erro máxima é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.



Lula, a boa alternativa
Nos quatro cenários levantados pelo DataFolha com a presença do ex-presidente Lula no lugar de Dilma Rousseff, como nome do PT na disputa presidencial de 2014, o quadro de folga na liderança de uma candidatura ligada ao atual governo aparece de maneira ainda mais clara. Quando confrontado com Aécio e Eduardo Campos, os mais prováveis candidatos de PSDB e PSB respectivamente, Lula chega a 56% das intenções de voto, contra 24% dos dois, somados.



Num outro cenário, em que seriam candidatos José Serra pelo PSDB e Marina Silva pelo PSB, o líder petista, que antecedeu Dilma na presidência e foi o principal fiador político de sua candidatura, quatro anos atrás, caiu um pouco e alcança índice de 52% das intenções. Marina, com 20%, e Serra, com 14%, somam 34%. O próprio Lula, porém, desestimula movimentos que tentam recolocar seu nome no processo, garantindo que Dilma tem todo seu apoio para tentar reeleição no próximo ano.



Uma outra novidade importante da nova pesquisa Datafolha é a inclusão do presidente do STF, ministro Joaquim Barbosa, entre os pré-candidatos. Neste caso, colocado como um reforço importante para a oposição, já que seu nome aparece colocado ao lado de Eduardo Campos e Aécio Neves, ele aparece em segundo lugar, seguido do tucano, com 14%, e do atual governador de Pernambuco, que tem 8%. O ministro ganhou forte exposição e apoio popular com sua postura no caso do mensalão, tratando com rigor condenados de grande força e influência política.

Fonte: Jornal  HJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário