Motorista e montador são atingidos por peça metálica que despencou de guindaste durante içamento. Obra está interditada
Uma tragédia abalou nesta quarta-feira o palco de abertura da Copa do Mundo de 2014. Três estruturas metálicas da Arena Corinthians caíram na parte de trás do estádio em construção, causando a morte de duas pessoas. As estruturas foram atingidas por um guindaste que estava colocando a última treliça, de 500 toneladas, sobre o prédio leste. O painel de LED que fica na parte externa do local também foi danificado. O estádio teria de ser entregue até o fim deste ano.
O chefe do Corpo de Bombeiros, Major Mauro Lopes, em entrevista à Rádio Jovem Pan, havia anunciado a morte de três pessoas, mas, posteriormente, corrigiu, afirmando que foram dois mortos: o motorista de caminhão, Fábio Luiz Pereira, de 42 anos, e o montador Ronaldo Oliveira Santos, de 44. O acidente ocorreu por volta da hora do almoço e por isso o local tinha um fluxo menor de operários. A obra já foi interditada pela Odebrecht, construtora responsável pela obra. Serão três dias úteis de luto, e os trabalhos retornam na próxima segunda-feira.
saiba mais
Confira a galeria de fotos da tragédia
Infográfico: como aconteceu o acidente
Fifa em choque pela tragédia
O Corinthians e a construtora emitiram nota oficial lamentando o acidente e prometendo amparo às famílias das vítimas.
"A Odebrecht Infraestrutura e o Sport Club Corinthians Paulista lamentam informar que no início da tarde de hoje um acidente na obra da Arena Corinthians provocou o falecimento de dois trabalhadores – Fábio Luiz Pereira, 42, motorista/operador de Munck da empresa BHM, e Ronaldo Oliveira dos Santos, 44 anos, montador da empresa Conecta.</i>
<i>Pouco antes das 13 horas, o guindaste, que içava o último módulo da estrutura da cobertura metálica do estádio, tombou provocando a queda da peça sobre parte da área de circulação do prédio leste – atingindo parcialmente a fachada em LED. A estrutura da arquibancada não foi comprometida. Era a 38ª vez que esse tipo de procedimento realizava-se na obra e uma peça de igual proporção foi instalada há pouco mais de uma semana no setor Sul do estádio. Equipes do corpo de bombeiros estão no local. No momento, todos os esforços estão concentrados para oferecer assistência total às famílias das vítimas".
Estruturas metálicas caem na Arena Corinthians (Foto: Danilo Magri)
O guindaste que caiu era considerado o maior do Brasil, com 114 metros de altura e com capacidade de suportar 1.500 toneladas, como mostrou o GloboEsporte.com em reportagem em agosto de 2012. O prestador de serviços Rodrigo Muniz, que estava a serviço no local mais cedo, registrou o guindaste horas antes do acidente. Confira abaixo o antes e o depois da tragédia.
Outras obras de construção de arenas para a Copa do Mundo tiveram acidentes fatais. Em junho de 2012, um carpinteiro caiu de uma laje no Mané Garrincha, em Brasília. Em março deste ano, na arena de Manaus, um pedreiro foi encontrado morto. Em janeiro, um funcionário que trabalhava na manutenção do sistema de iluminação da Arena do Grêmio morreu eletrocutado. As obras da Allianz Arena, do Palmeiras, também tiveram um acidente fatal, em abril deste ano. Os estádios do Verdão e do Grêmio, no entanto, não serão utilizados no Mundial.
ERRATA: Baseado na entrevista do Major do Corpo de Bombeiros, Mauro Lopes, o GLOBOESPORTE.COM publicou inicialmente que três operários morreram na tragédia. Posteriormente, Lopes informou que foram dois mortos. A informação, publicada às 13h13, foi corrigida às 13h38.
Fonte: GLOBOESPORTE.COMSão Paulo
Nenhum comentário:
Postar um comentário