sexta-feira, 27 de julho de 2012

CMN aprova moeda comemorativa sobre cooperativas




2012 é o ano internacional das cooperativas, lembra Banco Central.
Serão cunhadas 3.500 moedas e o limite máximo é de 10 mil moedas. 

O Banco Central informou que o Conselho Monetário Nacional (CMN) aprovou nesta quinta-feira (26) o lançamento da moeda comemorativa do Ano Internacional das Cooperativas, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU).
Brasil vai ter moedas em homenagem às cooperativas (Foto: Divulgação/BC)Brasil vai ter moedas em homenagem às cooperativas (Foto: Divulgação/BC)
Inicialmente serão cunhadas 3.500 unidades, podendo-se atingir o limite máximo de 10 mil moedas. Após o lançamento, previsto para outubro deste ano, as moedas poderão ser adquiridas nas regionais do Banco Central ou no sitio do Banco do Brasil. 

O setor corporativo, segundo o BC, reúne aproximadamente 1 bilhão de pessoas em mais de 100 países, sendo responsável pela geração de 100 milhões de empregos. "Ao instituir o ano de 2012 como Ano Internacional das Cooperativas, a ONU visa promover o cooperativismo como instrumento de desenvolvimento socioeconômico e redução da pobreza", informou.

No Brasil, ainda de acordo com a autoridade monetária, existem 6.586 cooperativas e aproximadamente dez milhões de cooperados, em 13 diferentes ramos de atuação.

"O lançamento de uma moeda comemorativa em homenagem ao Ano Internacional das Cooperativas é um reconhecimento da importância da iniciativa da ONU e também uma forma de contribuir para ampliar a visibilidade e a conscientização a respeito dos benefícios do cooperativismo", acrescentou a instituição.

Cunhada em prata, a moeda comemorativa apresentará a logomarca oficial do Ano Internacional das Cooperativas e o slogan do evento: “Cooperativas constroem um mundo melhor”

Nenhum comentário:

Postar um comentário