domingo, 24 de novembro de 2013

ISRAEL - Arqueólogos encontram esqueleto gigante que pode ser de Golias




Arqueólogos encontram esqueleto do gigante Golias
Um dos personagens bíblicos mais famosos de todos os tempos, o “GIGANTE GOLIAS” foi finalmente encontrado.

Recentes escavações realizadas na região sudoeste de Israel, onde estaria localizada a cidade de Gate, revelaram a ossada de um humano muito maior do que o porte físico que conhecemos atualmente. A estatura humana média atual no planeta varia de 1,60 a 1,78. A ossada encontrada é de uma pessoa com aproximadamente 5,14 metros de altura.
Iniciadas em 2010, as escavações comandadas pelo experiente arqueólogo britânico Frederick Fagunds, confirmaram as suspeitas e crenças locais que diziam que o gigante Golias havia sido sepultado em um morro atrás dos muros que cercavam a cidade de Gate.

Através de sondas que analisaram o solo, os arqueólogos encontraram vestígios da antiga muralha e então iniciaram as buscas pela ossada do gigante.

Os primeiros vestígios da presença de Golias na região surgiram 8 meses após o inicio das buscas. E em 18 de outubro de 2013 os trabalhos inicias de mapeamento do esqueleto, afim de possibilitar a exploração sem danificar os ossos, foram concluídos.

De acordo com os responsáveis pela escavação, a ossada estará completamente disponível para estudos em julho de 2015. E sua exposição em museus arqueológicos poderá acontecer a partir de 2018, logo após a conclusão do mapeamento genético que tentará reformular a cadeia de DNA de Golias.

Autoridades de Israel já informaram que não permitirão que o britânico tente levar o material da escavação para ser estudado na Europa. Também se cogita a possibilidade de criação de um museu exclusivo para expor o esqueleto de Golias completo.

Alunos do curso de arqueologia da USP já se inscreveram como candidatos a uma das vagas na equipe de exploradores que se juntará aos trabalhos a partir de julho de 2014. Se algum dos alunos brasileiros for aprovado no processo seletivo, a ossada de Golias poderá passar pelo Brasil assim que sua rotina de exposição itinerante for aprovada pelo governo israelita e pelo museu que ficar responsável pela futura exposição desta relíquia.


Jornal VDD

Nenhum comentário:

Postar um comentário