“Dinamização e Gestão Territorial” foi o tema central do Encontro Territorial Litoral Sul Bahia, realizado nos dias 9 e 10 de agosto, no auditório do Itabuna Palace Hotel. O evento incluiu uma apresentação do Ecobahia Cacau Para Sempre e um relato do Programa “Cultura Viva, Arte, Educação e Cidadania”. Houve ainda um informe das ações realizadas em Itabuna com o Movimento pela Paz.
Um dos destaques do encontro foi a mesa redonda sobre a “Educação formal e não-formal no desenvolvimento territorial”. A Prefeitura de Itabuna foi representada no debate por técnicos das Secretarias da Agricultura e Meio Ambiente e da Educação, que discutiram projetos em andamento de educação do campo e no meio urbano, sustentabilidade e movimentos sociais.
O secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Antônio Marcelino, destacou a importância do encontro para o debate sobre as ações implementadas na região por meio do Programa Nacional de Educação para o Campo, lançado pela presidente Dilma Rousseff. A agenda incluiu ainda a formação e fortalecimento da Câmara Técnica de Educação do Território, bem como o Congresso dos Movimentos Sociais e Educação.
O técnico Dionísio José de Lima, da diretoria de Associativismo da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, explicou que em Itabuna a atenção tem sido dada ao fortalecimento das oito associações rurais com centenas de associados, numa parceria com a Ceplac, bem como à realização de ações voltadas para a educação e a qualificação de trabalhadores, inclusive com a aplicação de cursos sobre olericultura e horticultura.
Fonte: Radar Notícias
Nenhum comentário:
Postar um comentário