segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Rússia desenvolve sistema alternativo ao Android



Romos poderá equipar tablets e smartphones até o final do ano



O Android ganhará em breve um concorrente russo. Um sistema operacional móvel está sendo desenvolvido na Rússia e até o final do ano poderá ser utilizado pelos usuários de tablets e smartphones. O software, batizado como Romos, foi apresentado ao Vice-Primeiro-Ministro do país, Dmitri Rogozin, em um evento em Berlim, na Alemanha.
O responsável pelo desenvolvimento do projeto, Andrei Starikovski, afirmou, em comunicado oficial, que o sistema operacional está certificado pelas entidades federais russas, que asseguram a confiabilidade dos dados e a proteção contra vírus. Ele explicou que o novo software possui todas as funções do Android, menos as que enviam dados pessoais para a sede da Google.
O projeto está sendo desenvolvido por um instituto ligado à Universidade de Investigação Nuclear russa, que, embora tenham o objetivo de disponibilizar o recurso para o público em geral, terá como principal cliente o governo da Rússia e órgãos ligados a administração nacional.
Andrei Starikovski explicou que a versão militar do tablet será a “prova de fogo” do funcionamento do novo sistema operacional.
Fonte:  Diário da Rússia

Nenhum comentário:

Postar um comentário