(CNN) - Um tsunami atingiu o Havaí, esta manhã, depois de um terremoto de magnitude 7,7 registrado no Queen Charlotte Islands of Canada, forçando a evacuação de dezenas de milhares de moradores da área afetada.
Ondas Ls primeiro, menos elevada do que se temia, chegou à ilha após quatro horas do terremoto, de acordo com o Centro de Alerta do Pacífico. A quarta onda do tsunami em grande parte da costa do Havaí, de acordo com Gerard Fryer, geofísico do centro. Isto pode-se dizer que a evacuação foi desnecessária, mas foi uma boa precaução.
As autoridades implantado um dispositivo para evacuar cerca de 80.000 pessoas na ilha de Oahu, em Honolulu, capital do Havaí. Para isso foram habilitados 26 centros de serviços, disse John Cummings, porta-voz da Administração de Emergências de Honolulu.
Honolulu Peter Carlisle prefeito, pediu paciência para o regresso a casa dos evacuados. "Nós não estamos em uma posição em que nos sentimos seguros", Carlisle disse a jornalistas. Uma das razões por que as autoridades não se atrevem a levantar o alerta são relatórios de quatro ondas de pé.
O terremoto ocorreu 139 quilômetros ao sul de Masset, no Queen Charlotte Islands of British Columbia. Em poucas horas, houve pelo menos 23 réplicas de magnitude 4,1 ou maior grau. Na ilha foram emitidos "sirenes estridentes denunciar" e exortou a população a se abrigar em lugares altos.
Havaí governador Neil Abercrombie, assinou uma declaração de emergência que lhe permite lidar com qualquer desastre natural. Honolulu Peter Carlisle prefeito, disse que "não há motivo para pânico, mas há muitas razões para tomar precauções."
Os EUA Serviço Nacional de Meteorologia emitiu um aviso para o povo da Califórnia e Oregon, no sul da abordagem do fenômeno.
Gerard Fryer, do Centro de Alerta de Tsunami do Pacífico, disse que o tsunami pode não ser tão forte quanto o Japão devastador de 2011, que causou milhares de mortes.
Joe Sutton, Chandler Friedman, Maggie e Chelsea J. Schneider Carter contribuíram para este relatório.
Fonte: CNN
Nenhum comentário:
Postar um comentário