Por John D. Sutter
(CNN) - Em 2008, o Havaí registrou a menor afluência de eleitores nos Estados Unidos. Menos da metade da população de eleitores foram às urnas.
Quando viajei para o estado para encontrar as razões, acredita que grande parte do problema era a apatia. Tudo que você tem a ver com o surf, sabe?
Sem dúvida isso é parte da situação, mas há outros fatores que o 50 º estado dos Estados Unidos não votam como a outros 49. Aqui estão oito delas:
1. Apatia surfista: Vou começar com a razão óbvia, é verdade que algumas pessoas são tão divertido nas ondas das praias do Havaí não estão interessados na política. Uma mulher me disse que a política não é "fluir" naquele lugar. A representante do estado disse Checa Maui navegar relatórios antes do dia da eleição. Se as ondas são grandes, sei que a participação é baixa.
2. Uma história repugnante: Um número de nativos havaianos UE considera ilegitimamente ocupa Havaí e alguns não votar por esse motivo. Uma mulher me disse que parte de sua identidade como um havaiano nativo seria diluído se emitiu o seu voto. Em 1993, o país pediu desculpas por demorar tanto ilhas injustas, mas restos ressentimento.
3. Às 18:00 horas do Havaí, é meia-noite em Washington: O Estado Aloha é de seis horas atrás do horário de Brasília. Quando as pesquisas fechar sua geralmente já sabe quem ganhou a presidência. Uma mulher que vive na Ilha Grande me disse que ele estava dirigindo de trabalho para o seu local de votação quando soube do vencedor da corrida presidencial através do rádio. Ele virou-se e foi para casa sem votar. Com este pano de fundo, a questão do fuso horário e os milhares de quilômetros de oceano que vêm com ele deixe-o Havaí com um sentido distante da política nacional. EUA e Havaí são como "maçãs e bananas", um homem me disse. O estado se sente como algo que está para durar.
4. Basicamente, é um estado de partido único: Quem quer votar se parece que você tem que escolher? Democratas têm dominado a política no Havaí por décadas. Muitas raças locais estão sem oposição porque os republicanos não são candidatos para competir. Atualmente, há apenas um republicano no Estado Havaí Senado. Apenas duas vezes na história, os votos do estado foram para candidatos presidenciais republicanos.
5. Você não pode confiar nas urnas: Esse é o sentimento, pelo menos, na Grande Ilha do Havaí. Durante as eleições primárias deste ano, algumas caixas abertos com uma hora e meia de atraso porque o centro não tinha recebido registros de eleitores. O Estado tenta garantir que as eleições de novembro são realizadas com mais profissionalismo. Mas eu encontrei um chef em Hilo que disse que era um pouco tarde demais. Não confie nas pesquisas porque ele teve muitos problemas de voto em outras ocasiões.
6. As pessoas não se identificam como eleitores: Achei fascinante que muitas pessoas no Havaí não votam porque são percebidas como participantes da sociedade civil. Um homem de 36 anos me disse que ele votou pela primeira vez há dois anos, quando descobriu um site que promoveu a votação. É simples assim. Um dia, alguém o convidou para participar no sistema político e ele fez. Ninguém havia perguntado antes. Ele concorreu a uma cadeira na Câmara dos Deputados nas primárias deste ano.
7. Escolas são ruins: Muitos adultos no Havaí disse que o sistema escolar faz um bom trabalho de ensinar os jovens sobre política e como as decisões feitas pelos funcionários afetam suas vidas. Há exceções, é claro, como a classe de Jason Duncan, em uma escola perto de Honolulu. Lá eu conheci uma jovem que não tinha conhecimento da importância do voto até Duncan falou sobre o assunto. No entanto, o Estado deve fazer um trabalho melhor educar a próxima geração de eleitores.
8. As leis eleitorais impedem a inscrição: Existem muitas ferramentas disponíveis para facilitar o voto no Havaí, incluindo a possibilidade de registrar o dia da eleição. A inscrição pela Internet é outra opção; Havaí pretende implementar em 2016. Ouço novamente e novamente de quem não votar não tem idéia de como se registrar. Estados como Minnesota, que estabeleceu políticas recorde progressistas têm visto um aumento da taxa de participação. O estado liderou a lista, com uma taxa de participação de 78%.
As opiniões expressas neste artigo são da exclusiva responsabilidade de John D. Sutter
Fonte: CNN
Nenhum comentário:
Postar um comentário