Período é necessário para garantir a reprodução das espécies.
O pirarucu tem a pesca proibida durante todo o ano.
Tambaqui tem vega proíbida
(Foto: Girlene Medeiros / G1 AM)
Uma campanha lançada na sexta-feira (22), emManaus, aleta pescadores do estado para o período do defeso de espécies de peixes nos rios do Amazonas. O defeso, que iniciou no dia 15 deste mês, proíbe a pesca, armazenagem evenda do matrinxã, mapará, pacu, pirapitinga, sardinha e aruanã até o dia 15 de março de 2014. O período é necessário para garantir a reprodução das espécies.
De acordo com o Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), a campanha “Pescador Fique Legal” que pretende orientar os pescadores do Estado sobre a proibição da pesca durante o defeso, período de reprodução de algumas espécies.
Desde o início do mês de outubro até o final de março do ano que vem, o tambaqui não pode ser capturado. O pirarucu, que tem a pesca proibida durante todo o ano, só pode ser capturado em área de manejo ambiental. Durante o período do defeso, todos os pescadores registrados pelo Ministério da Pesca, recebem do Ministério do Trabalho um auxílio financeiro mensal de um salário mínimo, denominado Seguro-Defeso.
Segundo o Ipaam, essas espécies podem ainda ser encontradas e comercializadas em feiras e mercados, desde que tenham sido capturadas antes do período de defeso, comprovado pela Declaração de Estoque emitida pelo Ibama ou que tenham origem de produção em cativeiro e tenham autorização do Ministério da Pesca.
Fiscalizações
Durante esse período, serão realizadas fiscalizações em feiras, mercados, estradas, embarcações em portos e no meio do rio. As espécies incluídas na lista de preservação são as mais populares entre os consumidores de peixes no Estado. Devem ser atingidos pelo trabalho de conscientização, aproximadamente 90 mil pescadores
Fonte: Do G1 AM
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário