terça-feira, 4 de setembro de 2012

Centenário de Gonzaga é celebrado com exposição e show na Paraíba



Na ocasião, livro "O Rei do Baião" será lançado.
Grupo As Bastianas anima a noite de abertura da exposição.

Do G1 PB

Luiz Gonzaga (Foto: Reprodução/TV Globo)Noite de abertura da exposição sobre Luiz Gonzaga tem
show e lançamento de livro (Foto: Reprodução/TV Globo)
A Estação Cabo Branco, em João Pessoa, abre na próxima terça-feira (4), às 19h, a exposição “O Imaginário do Rei - Visões sobre o Universo de Luiz Gonzaga”. O evento faz parte das comemorações do centenário de Luiz Gonzaga. A abertura da exposição será celebrada com show do grupo de forró As Bastianas, no Salão Panorâmico. A entrada é gratuita.

O evento também marca o lançamento na Paraíba do livro “O Rei e o Baião” (2010), do curador paraense Bené Fonteles. A obra é um verdadeiro tratado de 376 páginas que compila em dez ensaios de escritores, fotógrafos e artistas visuais praticamente tudo o que de mais importante foi lançado sobre a vida do Rei do Baião. Quatro artistas paraibanos participaram do livro: José Altino, Sandoval Fagundes, Mário Simões e o fotógrafo Gustavo Moura, com um ensaio sobre o sertão gonzagueano.
A exposição ocupará todo o segundo pavimento da Torre Mirante da Estação Cabo Branco. “Trata-se de uma homenagem coletiva de artistas de todas as regiões do país dentro das comemorações do Ano Luiz Gonzaga, com uma rica e diversificada iconografia sobre a vida e a obra de Gonzagão. Reúne fotos, livros, CDs e quatro filmes que serão exibidos na exposição”, explicou Fonteles.

Durante a mostra, vão estar em cartaz os filmes: “Viva São João!”, de Andrucha Waddington, “O Milagre de Santa Luzia”, de Sergio Roizenblitz, “O Homem que Engarrafava Nuvens”, de Lírio Ferreira, e “Luiz Gonzaga – A Luz dos Sertões”, de Rose Maria.

“Ao lado de Pixinguinha, Noel Rosa, Dorival Caymmi e Tom Jobim, Luiz Gonzaga é um dos cinco pilares fundamentais da música brasileira. Ele a recriou e soube dimensioná-la mundialmente”, conceitua Fonteles, que recebeu o Prêmio Centenário Luiz Gonzaga da Funarte, concedido pelo MinC, pela exposição.
Fonte: G 1
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário