quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Cuba não vai mais obrigar cidadãos a pedir visto de saída para viajar





A liberação deve entrar em vigor em janeiro de 2013. País manteve intacta, em nome da segurança do regime, severas restrições a viagens ao exterior.


Governo de Cuba não vai mais obrigar os cidadãos do país a pedir um visto de saída para viajar, mas manteve intacta, em nome da segurança do regime, severas restrições a viagens ao exterior.
O anúncio foi feito na TV estatal cubana. A apresentadora diz: "o governo, no exercício de sua soberania, decidiu suspender o visto de saída para viagens ao exterior".
Há 51 anos, os moradores só podem deixar a ilha com o chamado cartão branco, concedido a poucos e que custa caríssimo: pode chegar ao equivalente a R$ 400, num país onde a renda média mensal é de R$ 40. A população recebeu a notícia com um misto de alegria e desconfiança.
A guia de turismo, Maria Luiza Alvarez, afirma que os cubanos desejam essa mudança há muitos anos, mas que é preciso esperar os detalhes da lei para saber até que ponto a autorização de viagem vai mesmo funcionar.
Os Estados Unidos, que concedem residência automática a cubanos que consigam chegar ao território americano, ainda não comentaram o impacto da medida.
A liberação deve entrar em vigor em janeiro de 2013, mas não vale para todos os cubanos. O passaporte pode ser negado, por exemplo, para militares e dissidentes políticos, por motivo de segurança nacional e também para profissionais qualificados como médicos, engenheiros e pesquisadores. O governo quer evitar que eles deixem Cuba para trabalhar em outros países.
Fonte: Jornal da Globo

o

Nenhum comentário:

Postar um comentário