Anúncio foi quase simultâneo em Washington e Bruxelas.
Iniciativa transformaria UE e EUA no maior bloco econômico do planeta.
A crise internacional levou Estados Unidos e União Europeia a anunciarem nesta quarta-feira (13) a intenção de fechar em, no máximo, dois anos, um ambicioso acordo de livre comércio. A intenção foi anunciada quase simultaneamente em Washington e Bruxelas, a sede da Comissão Europeia.
Se concretizado, o acordo dará grande dinâmica às economias responsáveis por mais da metade do PIB mundial, e levaria à queda de barreiras tarifárias e padronização de legislação, além da criação de milhões de empregos dos dois lados.
Há mais de 50 anos, Estados Unidos e União Europeia tentam um tipo de relação comercial que sempre esbarrou em complicadas negociações dentro da própria União. Estados Unidos e União Europeia mantêm ainda um longo histórico de ásperas disputas comerciais, que abrangem setores como de defesa, aeronáutico e agroalimentar.
Se as dificuldades da crise econômica internacional ajudarem a superar os obstáculos políticos, um eventual acordo de livre comércio transformaria União Europeia e Estados Unidos no maior bloco econômico do planeta.
Fonte: Jornal da Globo
Nenhum comentário:
Postar um comentário