domingo, 14 de outubro de 2012

A caminho de casa lenta do Endeavour


El lento camino a casa del Endeavour



Por Michael Martinez, CNN
(CNN) - Multidões de pessoas tomaram as ruas e reuniram sobre os telhados das casas na manhã de domingo, em Los Angeles, Estados Unidos, enquanto o ônibus espacial Endeavour, o símbolo do fim de uma era, foi para o seu descansando hora local depois do planejado.
Espera-se que o ônibus chega ao Centro Espacial da Califórnia, onde vai estar em exibição permanente, meia manhã de domingo, muito tempo depois de o plano inicial, na noite de sábado.
 Organizadores de viagens aeronaves cerimonial sofreu para chegar a balsa de 23 metros de largura e 37 metros de comprimento, o corte de árvores e desmontagem sinais.
Mas ao longo do caminho, os organizadores descobriram que cortar mais árvores para proteger o exterior do Endeavour.
Um vídeo mostra o drama do navio, que completou 25 missões espaciais bem sucedidos, movendo-se lentamente através das ruas da cidade, passando centímetros de distância de alguns pólos de tráfego e edifícios.
Vários especialistas compõem a equipe para garantir que o Endeavour e sua plataforma, que juntos pesam mais de 80 toneladas, não afetam o esgoto. A equipe de 2700 tem placas de aço em partes do percurso.
"Este evento único é um motivo para comemorar", disse o prefeito de Los Angeles Antonio Villaraigosa.
Gwendolyn Crews, proprietário de uma pré-escola, comprou uma bandeira americana para acenar-lo na frente do navio. Ela disse que planeja trazer a pré-escola inteira para ver o momento em que o Endeavour está localizado no museu.
"Acho que este é um momento histórico, em Los Angeles, Califórnia, e quero compartilhar isso com meus filhos, meus netos e meus bisnetos, e os filhos de nossa escola", disse Crews.
A viagem de 19 quilômetros começou na manhã de sexta-feira no Aeroporto Internacional de Los Angeles.
O Endeavour, junto com a Discovery, Enterprise e Atlantis, tornou-se uma peça de museu depois que a NASA encerrou seu programa de ônibus espaciais 30 anos em julho de 2011. Os quatro ferries foram removidos operações.
Nomeado após o primeiro navio comandado pelo explorador britânico James Cook, o Endeavour foi fabricado em uma fábrica em Palmdale, Califórnia, em 1991, a um custo de 1.700 milhões. Ele era o bebê da frota de ônibus, construído como reemoplazo o Challenger, que explodiu pouco depois de seu lançamento décimo.
Nos próximos 20 anos, o Endeavour realizado algumas das missões mais famosas do programa espacial, viajando 197 milhões km. Ele tinha um laboratório Spacelab missão e missões de montagem numerosos na Estação Espacial Internacional, e se reuniu com os estação espacial russa Mir.
O Museu da Ciência tem vindo a preparar para a chegada do navio, dizendo que a construção de uma nova parte de suas instalações e começar a exibir o Endeavour em 30 de outubro.
Fonte: CNN

Nenhum comentário:

Postar um comentário