sábado, 13 de outubro de 2012

EUA lista o "Mara Salvatrucha" como um crime transnacional


EE.UU. cataloga a la "Mara Salvatrucha" como una transnacional del crimen


(CNNMéxico) - O Departamento do Tesouro nesta quarta-feira os Estados Unidos incluíram a gangue Mara Salvatrucha, conhecida como MS-13, na lista das principais organizações criminosas transnacionais (TCOs).
O MS-13 está sob fogo por seu envolvimento em graves atividades criminosas transnacionais, incluindo tráfico de drogas, seqüestro, tráfico de seres humanos, o tráfico sexual, homicídio, assassinato, extorsão, chantagem e delitos de imigração, como relatado Departamento em um comunicado .
Como resultado da medida, qualquer propriedade ou interesse relacionados com a organização, na posse ou controle de pessoas dos EUA em que o MS-13 tem um interesse foram bloqueados, de pessoas nos Estados Unidos estão proibidas as transacções com o grupo.
A decisão faz parte da Estratégia Nacional de Combate à Criminalidade Organizada Transnacional , anunciada pelo presidente Barack Obama, em julho de 2011. Destina-se a melhorar as ferramentas para combater o crime organizado e outras ameaças à segurança nacional. Um dos principais objetivos é atacar o poder econômico dessas organizações.
A ordem EO 13581, que regulamenta a decisão, inicialmente incluídos na mesma categoria com quatro outros grupos: o círculo de irmãos, a Camorra, Los Zetas e da máfia Yakuza.
"É uma quadrilha extremamente violenta e perigosa, responsável por uma infinidade de crimes ameaçando diretamente o bem-estar e segurança dos cidadãos dos Estados Unidos e de países na América Central", disse o subsecretário do Tesouro para Terrorismo e Inteligência Financeira , David S.Cohen. "Este movimento nos posiciona para orientar os parceiros e as redes financeiras que suportam MS-13, ea lei dá uma ferramenta a mais em seus esforços para interromper suas atividades."
A organização é composta de pelo menos 30 mil membros, em vários países, incluindo El Salvador, Guatemala, Honduras, México e Estados Unidos.Washington é considerado uma das gangues criminosas mais perigosas e expansão. Nos Estados Unidos, tem pelo menos 8.000 membros, operando em mais de 40 estados e no Distrito de Columbia.
"Matar, roubar, estuprar, controle", diz um dos slogans da Mara Salvatrucha, como observado pelo Departamento. Nacionalmente, o grupo está envolvido em múltiplos crimes, incluindo homicídio, extorsão, tráfico de drogas, o tráfico sexual e tráfico, incluindo a prostituição. Muitas vezes feitas ataques violentos contra membros da oposição às gangues, para que eles tendem a se machucar pessoas inocentes. Membros da MS-13 foram responsáveis ​​por inúmeros assassinatos em os EUA, de acordo com o documento.
A reestruturação do grupo fez a sua intervenção em um novo território, com a adição de novos membros. O dinheiro gerado por estas delegações da quadrilha é canalizada para a liderança em El Salvador.
O Departamento do Tesouro contou com a colaboração do Departamento de Segurança Interna de Imigração e Alfândega (ICE). "A história tem mostrado que é possível acabar com esses grupos do crime organizado ao combinar técnicas de pesquisa sofisticados, com ações como o corte do fluxo de caixa, contrabando e funcionários para se certificar que não encontram um refúgio seguro em nossas comunidades "
Fonte: CNN

Nenhum comentário:

Postar um comentário